Dicas

5 dicas para dentistas que querem passar em concurso

5 dicas para dentistas que querem passar em concurso
Compartilhar | Comentar


A tão almejada estabilidade financeira parece ser uma missão quase impossível. É assim que muitos Dentistas descrevem o desafio da aprovação em concurso público. A situação parece mais complexa para aqueles que não contam com nenhuma ajuda extra e necessitam atender no consultório para poder se sustentar. Isso porque, na maioria dos casos, os melhores cargos contam com poucas vagas, disputadas com unhas, dentes e muito foco entre centenas e centenas de candidatos. E, nesse caso, somente os mais preparados e é que serão aprovados. O que faz um concurseiro ter êxito é sua própria dedicação. Por isso resolvi listar 5 dicas para quem almeja passar em concurso público.

01 – Local de estudo

O local de estudos não é igual para todos. Então, surge a dúvida: se não é igual, como vou saber qual meu local de estudo? Simples, primeiro pensando um pouco sobre como você é.
Existem algumas características que o ambiente deve ter: ser silencioso, bem ventilado e iluminado. Lembrando também que deve ser organizado e limpo para que a rotina seja agradável.

02 – Invista em um bom material

Com a concorrência atual, não tem como passar em concurso sem gastar. Você pode até começar com materiais gratuitos da internet, mas uma hora terá que investir nos melhores livros. Ao estudar com materiais gratuitos, você corre o risco de estudar por materiais desatualizados. Portanto, é extremamente necessário que você busque conteúdos atualizados e voltados para concursos. Além disso, eles devem possuir muitos exercícios para treino. É interessante refazer as provas de concursos anteriores, dessa forma você adquiri confiança e se familiariza com o tipo de questão que a banca costuma cobrar. Hoje em dia existem livros com diversas questões para concurso, clique aqui para conferir algumas opções. 

A Editora Napoleão tem um lançamento que pode te ajudar, confira.

03 – Disciplina

Toda a vida do candidato deve mudar para que sua nova rotina de estudos seja encaixada no seu novo dia-a-dia. Para ajudar nessa missão, é importante que o concurseiro crie quadros de horários, onde estarão especificadas as tarefas diárias e os horários de início e de término de cada uma delas. Nesses esquemas, é preciso indicar horário para tudo e até para parte do relacionamento. Entretanto, não se prive do descanso e da vida social, reserve o número suficiente de horas para dormir e se distrair, para evitar ficar sobrecarregado e tenso durante os estudos.

04 – Organização de estudos

Cada candidato precisa descobrir quais os métodos de estudos lhe permitem um melhor entendimento e absorção do conteúdo. Programe uma rotina de estudos, com horários definidos para cada especialidade e marque em uma planilha os conteúdos já estudados, para evitar repetição. Fique de olho nos editais anteriores, pois são ótimas fontes de orientação para o conteúdo a ser estudado e serve também para ter uma noção de quais matérias têm maior importância na nota e assim por diante. Então, quando o edital do concurso no qual você se inscreveu for divulgado, você estará adiantado e você só precisará complementar seus estudos caso haja alguma novidade ou intensificar seu ritmo de preparação.

05 – Energia positiva

Parece bobagem, mas estar em um ambiente positivo e manter seus próprios pensamentos nessa linha otimista ajudam bastante na preparação para os concursos. Para isso, busque também estar em companhia de pessoas que apoiam seus esforços.
Estar perto de amigos que têm sonhos semelhantes e que possam ajudar você de alguma forma nos estudos são ótimas maneiras de manter a energia boa ao seu redor, sem clima de dúvidas ou insegurança. Pensamento positivo sempre!

Para finalizar, deixo claro que não existe fórmula para ser aprovado, mas se estudar com dedicação, disciplina e foco, estará no caminho certo. Espero que tenha compreendido a importância desses hábitos para melhorar seus estudos. Por isso, é importante que se dedique agora para incorporar todos à sua rotina de estudos, assim, com certeza estará um passo a mais de conquistar aquela vaga que tanto sonha. Mas do que uma dica deixo um conselho: persista em lutar e faça seus sonhos acontecerem!

Gostou do artigo e quer receber mais conteúdo como esse na sua caixa de entrada? Coloque seu email aqui embaixo que do resto a gente cuida.