Para Estudantes

4 dicas de como programar os estudos durante o semestre

4 dicas de como programar os estudos durante o semestre
Compartilhar | Comentar

Sei como você se sente com este turbilhão de conteúdos que costuma receber a cada dia de aula teórica, afinal, também sou estudantes de odontologia. Hoje, trago aqui para o blog da Dental Cremer algumas dicas que aplico no meu dia a dia e que me ajudam muito a organizar a rotina de estudos e extrair o melhor deste aprendizado, inclusive para as provas.

Vamos lá!

1 – Organização da rotina

Uma avalanche de matérias começa a cada semestre e, com o desenrolar do dia-a-dia, a rotina torna-se cada vez mais lotada e o tempo mais escasso. Pois é, o estudante de odontologia tem que administrar muito bem o tempo para conseguir realizar tudo que planeja. O que o acadêmico deve priorizar, logo de início, é a programação dos estudos juntamente com a grade horária da faculdade e as atividades extras.

2 – Como começo esse cronograma de estudos?

Primeiramente, o estudante deve verificar as matérias que tem mais conteúdo teórico, ou seja, que vai demandar um tempo maior de estudos literalmente sentado na cadeira. Em contrapartida, tem matérias que são mais práticas por terem mais parte laboratorial e/ou clínicas e por isso o tempo sentado será um pouco menor [pois, ou você já estudou muito nos semestres anteriores ou a carga teórica realmente é mais sucinta]. Daí, depois disso, pense nos dias e horários que são dedicados às atividades extras como esportes, ligas acadêmicas, entre outras. Pronto, um mapa já foi montado.

3 – Planejar os horários e cumprir

Depois de mapeado todo o conteúdo da semana, parta para a organização dos horários. Seja sincero consigo mesmo…se aquele dia é mais pesado e você sabe que fica muito cansado, não deve colocar no plano que vai estudar uma matéria difícil. Então, pondere! Deixe a matéria mais complexa para o dia mais leve ou que acaba mais cedo ou ainda para o final de semana.

4 – Não deixe acumular conteúdos

Regra básica: Estude o conteúdo aos poucos na medida em que eles são dados, não deixe para acumular 3, 4 assuntos daquela matéria. Esse é o conselho de ouro para ter o controle de tudo e até entender melhor as aulas, tirar dúvidas e se aprofundar.

Espero que tenha gostado! Se tiver mais algum tema que gostaria de ler mais, não esqueça de deixar aqui nos comentários.

Abraços!

Autora:

Jessica Geneolle: estudante de Odontologia FOUNIP, membro da Liga de Endodontia e do grupo de Saúde Pública da FOUNIP.

Instagram: @odontologiando

Facebook: Odontologiando por Jessica Geneolle

 

Gostou do artigo e quer receber mais conteúdo como esse na sua caixa de entrada? Coloque seu email aqui embaixo que do resto a gente cuida.