4 dicas infalíveis de planejamento e gestão estratégica para 2019

Se o seu 2018 no consultório ficou abaixo das expectativas ou mesmo se foi um ano bom, acredito que você queira sempre buscar o melhor. Seja em termos de faturamento, produtividade e até mesmo um equilíbrio entre as horas que você passa atendendo e as horas com a sua família.

Já parou pra pensar que no final das contas tudo o que queremos é ter qualidade de vida? Nós queremos viajar mais, passar mais tempo com a nossa família, cuidar da nossa saúde, mas ainda precisamos ganhar dinheiro. Acontece que a parte de ganhar dinheiro parece ocupar todo o nosso tempo, não é mesmo?

Se este é o seu caso, pare e pense: será que eu estou usando meu tempo da maneira mais produtiva? Você conseguiria obter os mesmos resultados financeiros trabalhando menos? Aqui vão algumas sugestões de planejamento e gestão estratégica para 2019:

1. Se atende convênios, repense esse item no seu planejamento

O seu lucro com um paciente particular corresponde a pelo menos 3 pacientes do convênio. Seria legal ganhar a mesma coisa trabalhando 3 vezes menos? Aí você pode pensar que não sabe como atrair pacientes particulares, e isso nos leva à segunda sugestão.

2. Conquiste mais pacientes particulares

Hoje com as redes sociais, você mesmo pode fazer isso sem depender de agências, pois as pessoas estão nas redes sociais o tempo todo. Leia todos os meus artigos disponíveis aqui no Blog da Dental Cremer e aprenda a postar de forma que chame a atenção de pacientes e não de dentistas, assim vai se tornar reconhecido nas redes sociais, o que leva os pacientes a te procurarem fora delas (mas tem que fazer do jeito certo).

3. Reative seus antigos pacientes

Os seus pacientes já te conhecem, já confiam em você e podem ajudar a preencher sua agenda sem investimento nenhum. Faça uma lista com pelo menos 30 nomes de pacientes que não retornam há mais de 6 meses (ou 1 ano), peça para a sua secretária ligar lembrando de agendar uma limpeza. Acredite, muitos esquecem de agendar o retorno porque estão ocupados com outros afazeres. Eu tenho certeza que vão gostar de serem lembrados.

4. Reajuste os preços dos procedimentos

Há quanto tempo você não reajusta os valores dos procedimentos realizados em seu consultório? Reajuste seus preços para 2019. Além de ser necessário para a saúde da sua empresa, é uma forma simples e rápida de enxergar um aumento considerável no faturamento.

Dicas extras

Mesmo que o paciente tenha uma simples restauração ou uma limpeza, e não há mais tratamentos curativos a realizar nele, lembre-se de oferecer um clareamento dental, se for o caso. Os tratamentos estéticos têm alta aceitação por representarem os desejos das pessoas (de ter dentes mais brancos ou o sorriso perfeito). É uma ótima forma de ajudar o seu paciente a se sentir bem e aumentar o consumo dele dentro do seu consultório. Ou seja, você tem um faturamento maior vindo do mesmo paciente, sem precisar ir atrás de novos.

Na última consulta de cada paciente seu, explique sobre a importância de realizar o procedimento de raspagem e limpeza/ profilaxia regularmente. Avise que a sua secretária entrará em contato lembrando-o de agendar daqui há 6 meses. Isso aumentará a adesão dos pacientes quando a sua secretária ligar, pois ele “já estava sabendo” que receberia a ligação.

Faça esse planejamento em 2019 e depois me conte! Anote quantos clareamentos dentais você fez por mês em 2018 apenas pela demanda espontânea dos pacientes. E depois anote quantos clareamentos você faz por mês em 2019 oferecendo para cada paciente que tenha indicação para o clareamento.

Um feliz e próspero ano novo a todos!

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