Gestão e Marketing

Dentista, não cometa esses 5 erros nas Mídias Sociais

Dentista, não cometa esses 5 erros nas Mídias Sociais
Compartilhar | Comentar

Hoje em dia, é muito mais comum do que se imagina iniciar nas mídias sociais de forma mais autônoma, sozinho, pelo computador ou através do aplicativo para o smartphone. Afinal, o nome mesmo já diz que é social, e para ser social é importante que seja fácil de acessar, que seja acessível para a maior quantidade de pessoas, que elas possam interagir!

Porém, preciso dizer a você que você pode estar cometendo alguns “erros” fatais para o seu negócio (consultório ou clínica). As aspas são para explicar um pouco do que penso sobre “erros fatais”, pois, mesmo que possam parecer erros, eu costumo dizer que não há receita de bolo para o sucesso, mas o conhecimento de pessoas que já trabalham com as mídias sociais a mais tempo do que você pode ser fundamental para evitar contratempos.

 

Erro número 1: Não seja superficial

Existem muitas técnicas para criar postagens fantásticas que usam e abusam de pequenos trechos, ou mesmo de perguntas para criar o interesse e aumentar o engajamento do público com as mídias. Porém, lembre-se, há muita informação disponível online e o seu diferencial é justamente a qualidade da informação que você compartilha! Assim, tenha o foco no cliente e nos possíveis novos clientes!

 

Erro número 2: Conheça suas mídias sociais

Na verdade, devemos conhecer todo lugar em que estamos “entrando”. Com as mídias não é diferente! Cada mídia social apresenta uma ou mais características específicas e é muito importante conhecer tudo o que elas podem oferecer!

Por exemplo, o Instagram é perfeito para fotos e vídeos mais curtos (até que faça uma nova mudança). Já o Facebook aceita variadas possibilidades de comunicação (textos menores ou maiores, fotografias, eventos, vídeos, entre outros). Uma dica especial é a integração de várias mídias com uma mesma temática de postagens: por exemplo o outubro rosa, o mês em que as pessoas são sensibilizadas pela atenção ao câncer.

 

Erro número 3: Abandonar suas mídias

Essa será muito simples e direta. A partir do momento em que você decidiu entrar numa nova mídia social, não a deixe de lado. Por isso é importante conhecer muito bem onde se está “entrando”.

Não existe coisa pior, metaforicamente, do que um paciente ligar e ligar e ligar, mas ninguém estar lá para atender o telefone.

 

Erro número 4: Não planejar as postagens

Planejar cada passo, cada postagem, conhecer as datas especiais do ano em que as postagens deveriam ser feitas, a imagem que deve ser utilizada, a melhor forma de dizer o que deve ser dito, a que público aquele conteúdo se destina, enfim, o planejamento parece estar totalmente relacionado ao sucesso nas mídias sociais.

A fim de ter mais critérios neste planejamento, vale a pena conhecer o que seus pares, outros dentistas, estão fazendo. Como eles tem atraído seu público, que linguagem tem usado nos textos, entre outras coisas! Experimentar pode direcionar o seu investimento financeiro, pois ele também será necessário.

 

Erro número 5: Você não é um especialista em mídias sociais

Parece estranho dizer isso, mas você pode não ser a melhor pessoa para conduzir as investidas de sua marca nas mídias sociais. Apesar da aparente informalidade de uma rede social, o profissional que trabalha com este foco tem total ciência da importância deste universo e do quanto ele pode ser traiçoeiro quando utilizado de forma indevida.

 

E lembre-se!

Não acredito que exista uma fórmula, um único jeito certo de fazer as coisas. É possível criar um planejamento mensal, bimensal e quem sabe até anual. Mas esteja pronto para se adaptar a mudanças frequentes que ocorrem nas mídias. Mudanças no público e mudanças até no mercado!

Gostou do artigo?

Comente aí embaixo diga o que achou!

Referências:

www.facebook.com/change.consultoria

http://midiaboom.com.br/infos-brasil/5-erros-comuns-em-acoes-de-marketing-em-midias-sociais/

http://www.omelhordomarketing.com.br/5-erros-comuns-na-hora-de-trabalhar-a-marca-nas-redes-sociais/

Caso você queira conversar comigo sobre este ou outros assuntos, mande um e-mail para george@buenoodontologia.com.br que eu o(a) responderei com todo o prazer!

 

Gostou do artigo e quer receber mais conteúdo como esse na sua caixa de entrada? Coloque seu email aqui embaixo que do resto a gente cuida.