Dicas para começar bem o semestre!

Entrar na faculdade é muito bom, é um mundo de possibilidades, nós criamos inúmeras expectativas e finalmente temos a sensação de estar entrando no mundo dos adultos. É uma fusão de sentimentos, uma mistura de ansiedade, medo e felicidade. Mas o melhor sentimento, é aquele de sentir que você é um estudante de odontologia e seu sonho de se tornar um cirurgião dentista está cada dia mais perto!

Quando entramos na graduação, ficamos todos perdidos, não sabemos por onde começar, o que fazer, quem procurar e quem confiar. Mas tenha calma, tudo isso vai passar e você vai perceber que acabou se preocupando com tudo isso atoa. A vida é para ser vivida e cada um busca um jeito melhor de levá-la.

Sendo bem sincera com você, meu sonho era poder voltar no tempo, lá no início, quando eu entrei na faculdade, e me avisar para ficar mais calma e poder falar tudo que eu sei hoje para as coisas ficarem mais fácies, mas como não é possível fazer isso, eu quero poder fazer isso por você, meu caro leitor e futuro colega de profissão. Eu poderia descrever um livro, de tantas possibilidades que pode ser aproveitada durante a graduação, mas vou separar os principais tópicos que são de extrema importância para nós estudante de odontologia.

Então fique atento as próximas linhas, porque ninguém nos conta isso, e a faculdade também não nos prepara para lidar com essas situações.

Vamos aos conselhos para o estudante de odontologia

Acho que o primeiro conselho que posso te dar, é:

Não coloque a carroça na frente dos bois, pois é, isso mesmo… existe dois tipos de alunos na graduação, aquele que quer fazer tudo ao mesmo tempo, mesmo não dando conta (o que não acho legal, porque acaba saindo tudo mal feito) e aquele que não faz nada. De preferência é melhor não ser nenhum dos dois, ok?! O que eu quero dizer com isso, é que tudo tem seu tempo, principalmente quando você entra na faculdade, é tudo muito novo. Então se adeque ao seu novo estilo de vida, para depois pensar em querer sair pegando tudo pela frente.

Em segundo lugar, ah esse é muito importante viu.

Logo de cara, se rodei de pessoas boas, pessoas proativas que vão fazer com que você sempre tenha vontade de estar a frente. Mais um ditado popular: me diga com quem tu andas, que te direi quem tu é. Olha, confesso que achava que isso era balela, mas é verdade viu, estar ao lado de pessoas extraordinárias, te tornarás extraordinária(o) também.

Em terceiro lugar, não fique bitolado em só querer estudar

A faculdade é muito puxada, já vou logo te avisando, mas você ficar se deixando levar e ficar psicologicamente abalado, só vai fazer com que você tenha um desempenho pior, com isso, eu te aconselho a participar de atividades que faça você esquecer um pouco da faculdade, entre pra Atletica e faça esportes, tenha presença nos campeonatos, caso sua faculdade não tenha esse tipo de atividade, faça exercícios físicos, yoga, dança… qualquer atividade que te deixe mais leve.

Além de tudo isso, quero te indicar algo que é muito importante, o networking, fazer o que te falei anteriormente vai fazer com quem você mantenha contato com outras pessoas, você também pode frequentar os eventos da faculdade que é um ótimo lugar para você fazer uma rede de contatos.

Um dos últimos conselhos que eu quero te dar, é para que você faça de tudo para melhorar seu currículo, isso vai te ajudar dentro e fora da graduação, então faça iniciação científica, apresente trabalhos em congressos, vá em palestras, faça monitoria, publique artigos científicos… existe muitas possibilidades que você pode fazer para melhorar o seu currículo, então corra atrás disso desde o início da faculdade.

Quase terminando, gostaria de te dar o conselho mais importante, ECONOMIZE. Fazer odonto não é fácil, o curso é realmente muito caro, e eu como graduanda posso afirmar que a Dental Cremer vai te ajudar muito com isso.

Por fim, gostaria de deixar uma passagem do livro crime e castigo do autor Fiódor Dostoiévski: “O ser humano tem tudo ao alcance das mãos e não faz nada porque tem medo. Dessa forma, quero te deixar um último conselho, não tenha medo, de verdade. Durante esse seu novo percurso, irá surgir muitos medos e inseguranças, e isso pode fazer com que você perca grandes oportunidades. Sonhe alto e corra atrás dos seus sonhos, coloque seu foco no que realmente merece sua atenção: se tornar um grande profissional, e ter sucesso em todos os âmbitos de sua vida, não deixe que nada nunca te paralise. “

Com essas dicas, eu espero poder ter conseguido te ajudar um pouco com esse medo que nós sentimos quando somos estudante de odontologia. A odontologia é perfeita, tenho certeza de que você não vai se arrepender do curso, e com essas dicas cedo que vai conseguir aproveitar ainda mais.

>>Leia mais: Me formei em Odontologia, quais são os próximos passos?

Atenciosamente, Anny Souza (@facial.maxillary) me acompanhe nas redes sociais para mais dicas, um abraço.

✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes:

➡ Facebook
➡ Instagram
➡ Twitter
➡ Pinterest
➡ TikTok

Acesse nossa Loja Virtual e encontre a solução completa para você na Odontologia!

Comentários

2 Comentários
  1. Este ano de 2022, irei dar uma grande passo em minha vida, em minha carreira .! Irei abrir um novo ciclo em minha vida, e confesso que ansiedade e nervosismo são meus segundos nomes. Mas quando li este documentário confesso que meu coração acalmou e meus olhos brilharam. A ficha vai caindo agora que futuramente serei uma grande profissional, uma grande cirurgiã dentista. E claro com os melhores ao meu lado .! Muito feliz e muito empolgada. Obrigada pelas dicas, me ajudaram muito .!

    • Rê, que depoimento lindo! Com certeza a sua jornada será tão brilhante quanto o seu entusiasmo. Nós desejamos muito sucesso a você e conte conosco! <3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *