Gestão e Marketing

As 5 redes sociais mais usadas no Brasil: você está em alguma delas?

As 5 redes sociais mais usadas no Brasil: você está em alguma delas?
Compartilhar | Comentar

As redes sociais são ferramentas importantes que estão cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas. E as suas principais finalidades são a comunicação, a informação e o relacionamento.

Porém, existe ainda outro benefício que as redes sociais trazem, especificamente para quem tem um negócio ou uma empresa: a possibilidade de colocar em ação estratégias de marketing digital sem depender de agências ou de grandes investimentos. Sim, as redes sociais representam uma verdadeira máquina de captação de clientes. Desde que você saiba respeitar sua função genuína de comunicação, informação e relacionamento que citei no início do texto.

A maioria das empresas pecam nas redes, muitas vezes por focar apenas em venda e autopromoção. Essa atitude não funciona num ambiente online, pois é onde seus usuários buscam se relacionar e se informar, e não comprar. Quando compreender esse cenário, o próximo passo é o de entender como é possível uma empresa ou profissional liberal – como nós dentistas – podemos atrair clientes através das redes sociais.

Sabemos que o melhor marketing é aquele que mostra sua marca, sua empresa, seu nome onde as pessoas estão, afinal, se não tem ninguém pra te ver, de nada vale o esforço do marketing. E hoje, a atenção das pessoas em geral está onde? No Smartphone, em especial nas redes sociais! O número de pessoas que assiste TV está caindo cada vez mais, e o número de pessoas vendo vídeos no Facebook, Instagram e YouTube está cada vez maior. Prova disso é o grande número de artistas televisivos criando seus próprios canais no YouTube.

Relatório feito pela Hootsuite, em 2017, apontou que 58% da população brasileira está nas redes sociais, isso representa mais de 122 milhões de usuários ativos! Consegue enxergar a oportunidade de impactar pessoas e mostrar seu trabalho nas redes sociais? Então vamos ao ranking das 5 redes sociais mais usadas no Brasil. Você já está nelas?

Facebook

É uma rede social de informação, comunicação e relacionamento, que vai além do nosso perfil pessoal. Podemos criar uma página comercial para nosso consultório ou clínica, e ainda ter a grande possibilidade de obter informações sobre o público que segue nosso conteúdo. E claro, de nos relacionar com ele, assim saberemos como impactar as pessoas de acordo com o perfil socioeconômico específico que queremos alcançar.

WhatsApp

Rede social para comunicação. Aqui você tem um contato ainda mais próximo com seus pacientes e futuros pacientes. Mas precisa tomar cuidado para não ser invasivo demais, tentando se comunicar com pessoas que não autorizaram o contato.

YouTube

O YouTube é exclusivo para vídeos, focada em compartilhamento de informações. É o seu canal na internet, onde você pode compartilhar dicas e conteúdos com as pessoas que te seguem!

Instagram

Mais focada em relacionamento através de fotos. É muito visual. Muitas vezes confundimos o que nós gostamos de ver com o que nosso público gosta, e por isso não conseguimos um resultado muito significativo com essa rede social. Precisamos nos atentar a publicar imagens que o nosso público se identifica.

Twitter

Rede social baseada em textos curtos, chamada de micro blogs. Nesta rede social, as pessoas costumam opinar sobre assuntos que podem causar polêmica. Não faz tanto sentido para um dentista usar profissionalmente. Mas é uma opção bem bacana para colocar assuntos da odontologia em pauta.

Agora que você já viu as redes sociais mais usadas no Brasil, precisa saber: é preciso estar em todas?

Não existe uma regra, mas é claro que quanto mais você é visto, mais será lembrado! Porém, precisamos lembrar que administrar essas redes sociais demanda tempo para fazer você mesmo ou investimento para delegar. É importante que cada um escolha as redes sociais que mais se adaptem a sua realidade. Não adianta abrir conta em todas as redes sociais e não atualizar com frequência. Então a pergunta certa é: em qual rede social a maioria dos meus pacientes está? Comece por esta, e só depois vá dominando as outras, um passo de cada vez.

Quer aprofundar seus conhecimentos em redes sociais? Baixe nosso Guia de Marketing Digital para dentistas aqui! E veja minhas dicas diárias no Instagram @alinebaltazar

Leia mais artigos da Dra. Aline Baltazar sobre Marketing Digital

Gostou do artigo e quer receber mais conteúdo como esse na sua caixa de entrada? Coloque seu email aqui embaixo que do resto a gente cuida.