Outros

A importância da aplicação correta do álcool em sua clínica: impactando na promoção da saúde

A importância da aplicação correta do álcool em sua clínica: impactando na promoção da saúde
Compartilhar | Comentar

Feliz em aceitar o convite da Dental Cremer para integrar o time de excelência de colunistas e colaboradores do blog, mais uma importante iniciativa de plataforma de comunicação e interlocução com todo o setor odontológico que a empresa mantém.

Nesta estreia, decidi partilhar um pouco da minha experiência neste mercado. Dentista formada há 20 anos​, com especialização em Endodonti​a atuei ​15​ anos. Participei do Departamento de Marketing do CRO, fui diretora social ​da APCD​ de Presidente Prudente e Coordenadora de Saúde Bucal ​de Estrela do Norte​. Meu último trabalho clínico foi na coordenação do atendimento dos colaboradores da FENSA (Coca-Cola). Também te​nho​ atuação como consultora técnica em dental em todo o país, de importadoras e indústrias odontológicas. Iniciei uma ação inédita na realização de cursos em inovação e materiais que otimizam a atuação diária do dentista.  Foi após uma viagem à China com contato direto com grandes players globais da Odontologia mundial que além do aprendizado e trocas de experiências, decidi criar uma nova expertise dentro do segmento que escolhi como profissão: Consultora de Negócios na área Odontológica, que de forma didática, é trazer, fortalecer e impulsionar novos negócios; observar e aproveitar as tendências deste mercado sempre em evolução; criar prospecções e também ser uma plataforma aglutinadora de pares para parcerias estratégicas e desenvolvimento de negócios. Atualmente também sou consultora técnica do “braço” odontológico e de biossegurança da maior indústria farmacêutica do Brasil, ​a Rioquímica​.

Com esta experiência senti a necessidade de colaborar com os dentistas em compartilhar informações relevantes de cuidados especiais para o consultório, clínicas e que impactam até os pacientes e toda equipe, fomentando a promoção em saúde e toda sua cadeia.

Para iniciar, vamos falar sobre o uso do álcool. Você sabia que o álcool não tem efeito residual? Que esta substância ​opacifica ​acrílicos, enrijece e dilata materiais plásticos? Que sua cadeira também resseca com uso?

O álcool, como todo ​desinfetante​, tem suas indicações, mas seu uso precisa de atenção. Por exemplo: para ter sucesso, sua colaboradora deve aplicá-lo por fricção pelo menos 3 vezes, esperar secar e reaplicar. Mas com a agenda apertada e paciente esperando, quem faz isso da maneira correta? ​

Uma dica: vocês conhecem o Rialcool sachê?  São lenços impregnados em álcool, que podem ser usados na frente do seu paciente para a desinfecção do tubete de anestésico. Mas lembre-se: essa desinfecção tem que ser feita na hora. Álcool não tem efeito residual. O produto além de atender sua demanda de forma eficaz, custa (R$ 0,07) e você pode se diferenciar com seu paciente.

Em nossa próxima conversa, falaremos das diferenças de desinfetantes de superfície, da economia de tempo e das facilidades de uso de cada um. Todas as informações são baseadas em laudos reblas, certificados pelos maiores e mais conceituados laboratórios.

Para finalizar, uma sugestão ​para ​os profissionais que fazem preenchimento e usa​m ​toxina botulínica: como ​o Rialcool sachê é ​classificado ​como um medicamento, você faz a antissepsia da pele antes das pulsões.

Gostou do artigo e quer receber mais conteúdo como esse na sua caixa de entrada? Coloque seu email aqui embaixo que do resto a gente cuida.