Dicas

A origem do laço rosa que tomou proporções mundiais

A origem do laço rosa que tomou proporções mundiais
Compartilhar | Comentar

O movimento Outubro Rosa é comemorado atualmente em todo o mundo, e o seu nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários estados organizavam ações isoladas referentes ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

A história do Outubro Rosa teve início na última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade. Todas as ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades enfeitavam locais públicos com os laços rosas, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes de câncer de mama, etc.

A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo motivando e unindo diversos povos em torno da causa.
A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP. No dia 02 de outubro de 2002, o monumento foi iluminado graças a iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, que contou com o apoio de uma conceituada empresa europeia de cosméticos. Cada ano vem aumentando a adesão ao movimento mundial “Outubro Rosa”, que visa chamar atenção, diretamente, para a realidade do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.

O importante é focar neste assunto em todos os meses do ano, no entanto, este mês é representativo para a causa, tornando-se especial e destacado dos demais. Convidamos a todos para prestarem a sua homenagem e manifestarem seu acolhimento à causa: o primeiro passo é o laço rosa, mas não esqueçam de alertar a todos da importância do autoexame, da mamografia regular e do diagnóstico precoce que poderá salvar muitas vidas.

Fonte: Outubro Rosa

Você poderá se interessar também por:

Outubro Rosa abrace essa causa
As principais doenças que afetam a saúde da mulher
Alimentação saudável o segredo para ter mais disposição

 

Gostou do artigo e quer receber mais conteúdo como esse na sua caixa de entrada? Coloque seu email aqui embaixo que do resto a gente cuida.