Dicas

Amamentação e seus benefícios

Amamentação e seus benefícios
Compartilhar | Comentar

O aleitamento materno é muito importante para os bebês, mas você sabe quais são os benefícios que ele traz?

A amamentação tem sido incentivada por ser o leite materno não só o alimento mais completo para crianças de até um ano de idade, como também por ter ação imunizante, protegendo-as de diversas doenças.

Crianças aleitadas ao peito têm melhor desenvolvimento mental e maior equilíbrio emocional. A amamentação é gratificante para a mãe e interfere beneficamente na saúde da mulher, por exemplo, diminuindo a probabilidade de câncer de mama, ajudando na involução do útero e na depressão pós-parto.

Quando a criança é amamentada, ela também esta fazendo um exercício físico importante para desenvolver os ossos e a musculatura bucal. O bebê terá seu crescimento maxilar estimulado pela sucção do peito, o que é ótimo para seu desenvolvimento.

 

De acordo com a AMS (Apoio Materno Solidário) os benefícios da amamentação são:
    • Toda a musculatura é fortalecida durante os intervalos de sucção;
    • O crescimento inadequado da face interfere na respiração, a respiração incorreta, prejudica o sono, memória, e a concentração;
    • Ao sugar a mama o bebê fortalece o crescimento da mandíbula, preparando-se para as outras etapas do desenvolvimento;
    • A dinâmica da cadeira neuromuscular das estruturas ligadas a respiração, mastigação, deglutição e fonação depende da amamentação. Todos os sistemas são interligados;
    • Ao mamar a criança aprende a respirar, mastigar e deglutir de maneira adequada;
    • A posição da boca nos mamilos provoca a estimulação de pontos articulados responsável pela produção dos fonemas.

 

O leite materno além de possuir proteínas, vitaminas e gordura, também possui açúcar (lactose). É válido lembrar que é de suma importância à higiene bucal do pequeno após a amamentação. Pois o açúcar contido no leite materno pode causar cárie precoce da infância.

É importante que os pais levem seus filhos ao Odontopediatra antes mesmo do primeiro dente nascer, desta forma o profissional irá ajudar os responsáveis a como higienizar a boca do pequeno, qual creme dental deverá usar, além de acompanhar de perto a evolução da criança, para que ela tenha uma infância sem cáries.

Dra Daphene Ozelame Costa

Instagram: https://www.instagram.com/dradapheneozelame

Blog: www.dapheneozelame.com.br

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCuCWNElrW1KbPgWFNLcJ_BA

Gostou do artigo e quer receber mais conteúdo como esse na sua caixa de entrada? Coloque seu email aqui embaixo que do resto a gente cuida.