Entrevistas

App: tecnologia aliando forças com a Odontologia

App: tecnologia aliando forças com a Odontologia
Compartilhar | Comentar
A tecnologia vem se tornando uma importante ferramenta para o avanço da odontologia. A cada dia que passa novidades entram no mercado para facilitar e agilizar os procedimentos clínicos e, consequentemente, a qualidade do serviço prestado aos pacientes melhora consideravelmente.
Uma novidade recente e que está ganhando destaque,  dois aplicativos foram desenvolvidos, o RADIO FORP e o OCLUSAL FORP, ambos desenvolvidos pelos estudantes de Odontologia Alcir José de Oliveira Júnior e Felipe Tarosso Réa,  do quarto ano da FORP-USP, auxiliados por Fernando Henrique Torrieri Codognotto com o apoio do Programa Aprender com Cultura e Extensão e Programa Unificado de Bolsas, sob orientação do Prof. Dr. Christiano de Oliveira Santos.
Os dois aplicativos já estão disponíveis para download no Google Play e são totalmente gratuitos (Por enquanto disponível apenas para ANDROID).
Apresentamos uma breve descrição de suas utilidades e uma entrevista que realizamos com os desenvolvedores a respeito dos aplicativos:
RADIO FORP: O aplicativo demonstra a técnica radiográfica sem o uso de posicionadores para ser empregada nas circunstâncias onde o uso dos mesmos não for possível. Para evitar erros e, consequentemente, reduzir a dose de radiação empregada, sempre que possível devemos utilizar os posicionadores.
OCLUSAL FORP: Este aplicativo demonstra e auxilia na técnica radiográfica oclusal.
 radio_forp_oclusal_forp

1 – Quando vocês criaram os aplicativos?

R: A data inicial do projeto foi 01/08/2015 com o apoio da Pró-reitora da USP, através das Bolsas de Aprender com Cultura e Extensão e Programa Unificado de Bolsas.

2 – Por que vocês criaram esses dois aplicativos?

R: Pensamos que com o avanço das tecnologias e a grande disponibilidade de celulares e tablets com acesso a internet foi permitido que estudantes e profissionais utilizassem deste recurso para acessar informações via digital. Fontes inesgotáveis de informações estão disponíveis online, contudo, selecionar conteúdos confiáveis se torna cada vez mais uma tarefa difícil.

3 – Qual o objetivo desses aplicativos?

R: Adaptar-se ao atual perfil dos estudantes de graduação, bem como dos jovens profissionais, particularmente em relação ao formato de divulgação de conhecimentos, deve ser um objetivo. Assim, o intuito deste projeto é desenvolver aplicativos para dispositivos móveis que possibilitem a divulgação de conhecimentos teóricos e práticos, com uma linguagem voltada para o crescente número de estudantes e profissionais da área de odontologia e radiologia de todo o Brasil que utilizam corriqueiramente os aparelhos móveis para busca de informações.

4 – Como os aplicativos podem ajudar os estudantes no dia a dia da faculdade?

R: Facilitar o acesso a conteúdo relevante para a prática profissional dos usuários do aplicativo, através da utilização de linguagem adaptada para a realidade dos atuais estudantes e jovens profissionais, que buscam informações de fonte confiável através de dispositivos móveis gratuitos.

5 – Vocês têm planos para aperfeiçoar esse trabalho?

R: Sim. À medida que surgirem ideias, críticas ou sugestões passíveis de alteração. 
 
6 –
Vocês acham que os estudantes de odontologia são carentes desse tipo de conteúdo?

R: Sim. Desenvolvemos os aplicativos em resposta ao grande número de repetições apresentadas pelos estudantes.

O que você achou destas ferramentas? Compartilhe conosco sua opinião nos comentários!

Gostou do artigo e quer receber mais conteúdo como esse na sua caixa de entrada? Coloque seu email aqui embaixo que do resto a gente cuida.