Dicas

Atendimento Odontológico Portátil

Atendimento Odontológico Portátil
Compartilhar | Comentar

A demanda de serviços e tratamentos odontológicos vem crescendo a cada ano que passa, com isso cresce também a necessidade de um atendimento a domicílio ou fora do seu âmbito profissional.

Em alguns casos é necessária uma nova estratégia profissional para conquistar esse público alvo, como pacientes com necessidades especiais, hospitalizados, com problemas de saúde, por simples comodismo, ou como no meu caso, a necessidade de realizar um grande número de avaliações dentro de uma empresa.

Esse ano tive a oportunidade de realizar um levantamento odontológico de uma população específica: 35 atletas de futebol profissional dentro de uma instituição esportiva. Anamneses, avaliações e tratamento de um número grande de pacientes, exigiu-me pensar em uma nova estratégia, diferente da tradicional.

Agendar um por um em meu consultório particular não era uma opção viável, visto a agenda complicada dos atletas e a necessidade de rapidez no processo de avaliação, foi então que resolvi sair um pouco da minha zona de conforto do consultório para levar o atendimento odontológico ao local de treinamento.

Através de diversos materiais encontrados na Dental Cremer, e de empresas que realizam os equipamentos portateis, consegui montar um kit muito interessante para quem deseja ingressar nesse novo ramo, ou assim como eu para determinados momentos de pesquisa ou atendimentos de emergência fora do consultório.

Existem uma variedade de empresas hoje que contam com o serviço de confecção de equipos portáteis. Apesar de seu peso, é um equipamento compacto e cabe em qualquer tipo de carro, porém, recomendo estacionar perto do local de atendimento uma vez que seu peso se torna um empecilho no momento de mover o equipo até o local.

Atendimento Odontológico Portátil

Listo abaixo os materiais utilizados e empresas que confeccionam os equipamentos odontológicos portáteis:

Equipos Odontológicos Portáteis:

Lista de materiais utilizados:

Durante a avaliação dos pacientes é preciso secar seus dentes e estruturas orais adjacentes, para isso você pode utilizar o ar comprimido do próprio equipamento portátil, porém, caso você tenha adquirido apenas o equipo portátil sem o kart opcional para realizar procedimentos, você deve utilizar um ar comprimido em spray chamado “Air Duster” que você pode encontrar em diversas lojas de conveniência.

Para o afastamento dos tecidos moles você pode esterelizar previamente jogos clínicos, ou utilizar abaixadores de língua descartáveis (préviamente esterelizados) que você encontra aqui na loja virtual da Dental Cremer.

A iluminação é um ponto chave, para esse caso utilizei o fotóforo da própria loja da Dental Cremer que, apesar de ter o custo mais elevado é garantia de qualidade e praticidade durante o processo de avaliação e futuros serviços de home care e no próprio consultório particular.

Apesar de existir diversas opções de equipos portáteis, com ou sem opcionais para tratamentos no local, todos eles demandam as mesmas necessidades, que são:

  • Uma sala com dimensões minimas de um equipo odontológico;
  • Uma ou duas tomadas;
  • Água potável.

Economicamente falando, os custos de avaliações e tratamentos no atendimento home care é elevado se compararmos ao atendimento do consultório tradicional, porém recomendo que o dentista interessado nesse tipo de atendimento tenha estratégias de marketing, uma vez que seu público alvo é menor em relação aos pacientes tradicionais. Na maioria das vezes falamos em pacientes idosos, o que exige uma certa atenção como a presença de um medidor de pressão arterial em casos de emergência.

No caso das avaliações realizadas nos atletas de futebol, tive uma experiência positiva com os materiais adquiridos e com os equipamentos portáteis. Devido a difícil agenda dos clubes de futebol, as  anamneses,  avaliações e exames clínicos dos 35 atletas levariam uma média de 15 a 20 dias para serem realizadas em consultório odontológico fora do clube. Utilizando os materiais adequados e o equipo portátil para um atendimento no interior da instituição, consegui finalizar as avaliações e a obtenção de dados de pesquisa em dois dias de visita ao clube.

O Brasil é o país com o maior número de profissionais odontológicos no mundo, o atendimento home care é uma realidade em diversas localidades do país, espero que tenha ajudado os colegas que se viam em dúvidas sobre esse tipo de atendimento que cresce cada ano que passa.

Até a próxima!

Gostou do artigo e quer receber mais conteúdo como esse na sua caixa de entrada? Coloque seu email aqui embaixo que do resto a gente cuida.