Casos Clínicos

Caso clínico PHS: cirurgia periodontal, restauração e clareamento dental

Caso clínico PHS: cirurgia periodontal, restauração e clareamento dental
Compartilhar | Comentar

Em uma sociedade preocupada com os padrões de beleza, o comprometimento estético resultante de restaurações insatisfatórias, fraturas ou desgastes afeta diretamente a autoestima, qualidade de vida e relações do indivíduo. Neste contexto, é necessário avaliar as expectativas do paciente, analisar as possibilidades restauradoras e planejar o melhor tratamento dentro das individualidades de cada paciente.

Por mais que sempre haverá o material restaurador mais indicado para cada caso, muitos casos podem ser resolvidos tanto com cerâmicas quanto com resinas compostas. Muitas vezes a decisão final do material restaurador que será utilizado tem como principais fatores a condição socioeconômica e urgência do tratamento. As resinas compostas são materiais restauradores constituídos por quatro principais componentes: matriz orgânica, partículas de carga de natureza inorgânica, agentes de união e um sistema iniciador e acelerador de polimerização.

Ao longo dos anos, diversas modificações estruturais e de composição foram feitas com o objetivo de aprimorar as propriedades físicas, mecânicas, grau de contração e polimerização desses materiais. Dentre essas modificações, pode-se destacar as resinas de partículas de tamanho supra-nanométricas com formatos esféricos padronizados. O formato esférico proporciona um grau de polimento e características ópticas superiores a outros compósitos inclusive nanoparticulados. Restaurações com resina composta se mostram seguras, podem permanecer satisfatórias por longo tempo além de apresentarem excelente custo-benefício.

A qualidade, longevidade e satisfação do paciente e profissional quando se realiza a confecção de uma restauração de resina composta, não depende somente das propriedades do material, mas também do domínio técnico, planejamento e escultura. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é apresentar a sequência de confecção de restaurações de resina composta em dentes anteriores associado à cirurgia periodontal com objetivo estético.

DICA CLÍNICA: a estética dental é altamente dependente da estética periodontal, por isso a aparência gengival deve sempre ser considerada e analisada com igual importância.

Queixa da paciente e caso inicial

Paciente do sexo feminino, 40 anos de idade, procurou a Universidade Federal de Uberlândia com objetivo de melhorar a estética dos dentes anteriores. Após exame clínico observou-se que a paciente apresentava desalinhamento do contorno gengival com zênites dentais dos dentes análogos em alturas diferentes, restaurações de resina composta insatisfatórias, desgastes incisais devido a histórico de bruxismo que já apresentava-se controlado.

Tratamento proposto para este caso

1. Cirurgia periodontal objetivando melhorar a estética em relação ao contorno gengival.
2. Clareamento dental de consultório com Potenza Bianco H2O2 38% SS.
3. Reanatomização dos elementos 13, 12, 11, 21, 22, 23 com resinas composta Palfique LX5 e Estelite Omega, ambas fabricadas pela Tokuyama Dental.

DICA CLÍNICA: o uso de pigmentos brancos nas pontas dos mamelos fornece naturalidade para a restauração. Isso também pode ser realizado utilizando uma resina composta de maior valor nas pontas dos mamelos. Para evidenciar esta característica, uma resina com maior translucidez deve ser aplicada como recobrimento.

Considerações sobre o caso clínico

O tratamento proposto associado cirurgia periodontal, clareamento e restaurações de resinas compostas promoveu melhora no sorriso da paciente e se mostra como uma solução satisfatória esteticamente e conservadora.

Referências Bibliográficas:
1. Damasceno LM, Marassi CS, Ramos ME, Souza IP. Alterações no comportamento infantil decorrente da perda de dentes anteriores: relato de caso. Rev Bras Odontol 2002;59:193-6.
2. Melo Júnior PC, Cardoso RM, Magalhães BG, Guimarães RP, Silva CHV, Beatrice LCS. Selecionando corretamente as resinas compostas. Int J Dent 2011; 10(2):91-96.
3. Cardoso PC, Decursio RA, Pacheco AFR, Monteiro LJE, Ferreira MG, Lima PLA, Silva RF. Facetas Diretas de Resina Composta e Clareamento Dental: Estratégias para Dentes Escurecidos. Rev. Odontol Bras Central 2011; 20(55):341-347.
4. Hirata R, Higashi C, Masotti A. Simplificando o uso de resinas compostas em dentes posteriores 2004; 1(1):18-34.
5. Say EC, Yurdagunven H, Yaman BC, Ozer Fusun. Surface Roughness and morphologic of resin composites polished with two-step polishing systems. Dent Mat J 2014; 33(3) 332-342

Autores: Dr. Bruno Reis; Dr. Paulo V. Soares; Dra. Andressa Reis; Dr. Gabriel S. G. Inocencio; Dra Poliana Miranda; Dra Micehele M. Soares; e Dr. Alexandre C. Machado.

Gostou do artigo e quer receber mais conteúdo como esse na sua caixa de entrada? Coloque seu email aqui embaixo que do resto a gente cuida.