Caso clínico: retratamento de canal em dente anterior

Queixa da paciente e caso inicial

Paciente do sexo Feminino, 45 anos, procurou o consultório particular queixando-se que a protése fixa estava solta. A prótese fixa possuía um núcleo metálico muito curto e desadaptado. Em consequência, a prótese acabou soltando várias vezes, e com isso contaminou o tratamento de canal anterior. Analisando o caso e o ocorrido com a paciente, o único tratamento proposto é o retratamento de canal.

Etapas do caso clínico: retratamento de canal

Para o isolamento absoluto foram utilizados os produtos:

Para preparar o substrato remanescente com o intuito de receber o pino de fibra foi utilizado o ácido fosfórico 37% – Dentsply. No preparo do conduto radicular/hibridizar utilizei o Adesivo Clearfil SE Bond – Kuraray.

Na instalação do pino de fibra de vidro os produtos usados foram:

A confecção do núcleo foi realizada com preenchimento da Resina Bulk Surefil SDR + Flow – Dentsply: readaptação da coroa no novo preparo e cimentação da mesma.

Dica clínica

Para este caso que o paciente não tem a coroa, para o isolamento absoluto podemos modificá-lo e utilizar essa técnica não convencional, que isola a distância e utiliza as Cunhas Elásticas da TDV.

Passo a passo

Considerações sobre o caso clínico

O retratamento proposto associado à instalação de um novo pino de fibra de vidro devolveu a estabilidade na prótese da paciente. Promovendo assim uma melhora na função mastigatória e uma solução conservadora.

Autor: Dr. Lucas Souto Rodrigues – Graduado pela Unip Sorocaba; Especialização em Endodontia – Facoph Itapetininga.

✍️ Deixe seu comentário

📢 Compartilhe com os amigos

🕵 Siga nossas redes:

➡ Facebook
➡ Instagram
➡ Twitter
➡ Pinterest
➡ TikTok

Comentários

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *