Tudo o que você precisa saber sobre seu kit acadêmico

Você estudante deve estar em dúvida em qual kit acadêmico comprar, como cuidar dele, quanto custa e muitas outras perguntas rodeiam sua mente. Mas, fique tranquilo! Neste artigo iremos sanar suas principais dúvidas a respeito desse equipamento que irá acompanhar você durante toda sua jornada na graduação.

O que é um kit acadêmico?

Bom, ele é composto por alguns instrumentos que fazem parte da rotina de um futuro cirurgião-dentista. Vou te apresentar cada item e explicar brevemente as funcionalidades de cada um.

Micromotor

É o instrumento mais importante que compõem o kit, isso porque ele é o responsável por acionar mecanicamente os outros itens, a peça reta e a caneta de alta rotação (que também vem na maleta).

Por esse instrumento ser tão vital, é de extrema importância que você realize a manutenção correta, alguns fabricantes recomendam que a lubrificação seja diariamente.

Ele é utilizado em vários procedimentos, como por exemplo:

  • Acabamento de restaurações
  • Preparo de cavidades;
  • Polimento;
  • Profilaxia, entre outros;

Peça reta

Como dito, a peça reta se encaixa no micromotor para realizar os procedimentos necessários. Conhecida popularmente como peça de mão, diferente da caneta a peça de mão possui a rotação mais baixa.

Existem alguns modelos disponíveis:

  • Reta longa;
  • Reta curta;
  • Reta multiplicadora;
  • Angulada;
  • Angulada e multiplicadora.

Mas, não se assuste! Você aprenderá no decorrer do curso o que cada uma faz.

Caneta de alta rotação

Você já deve ter ouvido falar no motorzinho que assusta os pacientes, né?! Bom, na verdade ele se chama caneta de alta rotação. Esse instrumento possuiu uma broca na extremidade e é acionada por uma mini turbina, sendo irrigada por água durante o procedimento.

Ela possui uma série de funcionalidades, por exemplo:

  • Retirar peças antigas;
  • Remover tecido cariado;
  • Limpeza;
  • Perfurar o esmalte.

Contra ângulo

Ele também é acoplado no micro motor, porém, sua utilização é mais em procedimentos cirúrgicos. Atualmente, existem vários modelos de contra ângulo no mercado, os mais comuns são: convencional, multiplicador e redutor, cada um indicado para um tipo de procedimento.

O convencional é utilizado quando a velocidade de rotação, produzida pelo micro motor, passa totalmente pela broca. Já o multiplicador, como o nome já diz, ele multiplica, aumenta a velocidade. É muito utilizado para:

  • Próteses;
  • Procedimentos de desgaste de esmalte, dentina, etc;
  • Trabalhos de refinamento.

E o contra ângulo redutor, faz o oposto do multiplicador, reduzindo a velocidade do micro motor.

Como escolher o kit acadêmico

Agora que você já conhece o que vem no kit acadêmico, você está se perguntando como escolher o seu. Existem alguns pontos importantes que devem ser levados em consideração. Confira as dicas:

Design do kit

Como você irá utilizar frequentemente seus instrumentos, é super importante você pensar na ergonomia do produto. Um ponto interessante para se observar em relação ao designer dos kits é se eles possuem alguma ranhura, pois elas podem dificultar a higienização do equipamento.

Veja como você pode economizar na sua lista de materiais!

Dicas para cuidar do seu kit acadêmico

Armazenamento

Sabe aquela maletinha que vem o kit acadêmico dentro? Pois bem, ela é para você usar sempre que precisar transportar seu kit. Imagina você com 1 semana de uso e seu kit cai no chão, dá até um aperto no coração só de imaginar.

Saiu do consultório, da aula prática, e não vai mais usar os instrumentos? Maleta. Ali é o único lugar que ele estará 100% seguro.

Limpeza

Suas turbinas são autolaváveis! Faça a limpeza convencional, lubrifique bem, embale e leve a autoclave. Esse procedimento garante que a vida útil do seu kit acadêmico seja maior, além é claro, de eliminar qualquer vestígio de bactérias e afins.

Baixe agora um e-book completo com dicas de como cuidar do seu kit acadêmico e não deixe de conferir o vídeo da nossa parceira Dra. Dafne Moraes de como lubrificar o seu kit!

Lubrificação do seu kit acadêmico

O óleo que é utilizado para lubrificação do seu kit acadêmico, é como a água para nós seres humanos. Caso você faça a utilização do kit todos os dias, é fundamental que você lubrifique pelo menos todas as noites os instrumentos.

Conheça todos os nossos modelos e escolha seu kit acadêmico, temos uma loja recheada de produtos para você!

✍️ Deixe seu comentário

Compartilhe com os amigos

Siga nossas redes:

 Facebook

 Instagram

 Twitter

 Pinterest

 TikTok

Acesse nossa Loja Virtual e encontre a solução completa para você na Odontologia!

Comentários

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *