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Como transformar fãs em pacientes?

Como transformar fãs em pacientes?
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Algumas agências e profissionais focam tanto em aumentar o número de curtidas da página e dos posts, que acabam se esquecendo que o principal objetivo de toda ação de marketing no Facebook é trazer essas pessoas da internet para dentro do consultório, ou seja, não adianta ter 5 mil curtidas na página, se essas pessoas não são prováveis de se tornarem seus pacientes um dia.

Se você usa o Facebook como aliado no marketing odontológico, leia este artigo até o final, pois vou te mostrar em quais aspectos você deve se atentar para evitar trazer as pessoas erradas para sua página e, uma vez se comunicando com as pessoas certas, vou te mostrar como aumentar as chances de transformar fãs da sua página em pacientes reais dentro do seu consultório.

Ao investir em anúncios pagos no Facebook, precisamos estar atentos à segmentação destes anúncios, de forma que eles sejam mostrados para as pessoas certas, que têm uma chance maior de nos procurarem. Erros na segmentação podem significar perda de dinheiro.

Mas o que é a segmentação? Nada mais é do que você mostrar anúncios específicos para públicos específicos. Exemplo: Não faz sentido mostrar um anúncio de implante para pessoas de 18 anos, né? Ou ainda, mostrar anúncios do seu consultório para pessoas que moram em cidades distantes. Por mais que exista um ou outro paciente que precise de implantes aos 18 anos e por mais que você tenha um ou outro paciente de uma cidade distante, não temos que focar na exceção, e sim na maioria.

Outro aspecto importante é o alinhamento da equipe com os valores e metas da clínica, de forma que tudo que você prometer lá no Facebook realmente seja entregue quando o paciente fizer o primeiro contato com a secretária, e também durante o tratamento, com todos os outros profissionais.

Você já ouviu a expressão “walk the talk”? Significa “fazer o que se fala”, ou seja, não adianta dizer no Facebook que é uma clínica humanizada se, ao primeiro contato telefônico, a secretária tratar mal o paciente, ser grosseira ou mal-educada. Se isso acontecer, você vai estar jogando dinheiro e tempo fora.

Imagina pagar para o Facebook divulgar qualidades da sua clínica, que na prática não existem? No momento em que o paciente entrar em contato, ele vai desistir do agendamento, e você perdeu a chance de transformar um fã em paciente.

Por outro lado, quando há comunicação entre a equipe, e todos sabem qual direção seguir, o processo de captação de clientes através do Facebook flui e traz resultados surpreendentes!

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