Gestão e Marketing

Como usar o WhatsApp para divulgar o seu consultório

Como usar o WhatsApp para divulgar o seu consultório
Compartilhar | Comentar

Atualmente, encontramos diversas ferramentas que facilitam o nosso trabalho de comunicação e que devemos utilizar sempre: WhatsApp, Facebook, Instagram, e-mail, Google, entre outras.

É importante estar sempre em contato com as mídias interagindo e divulgando novidades da Odontologia, assim criamos mais afinidade e interatividade com os clientes. E essas são as chaves do marketing digital.

Hoje falaremos do WhatsApp, um dos mais eficientes instrumentos de comunicação da atualidade. Uma ferramenta que pode atrair, fidelizar e permitir o contato direto e pessoal com o cliente e pode ser uma excelente maneira de gerar valor para ele e estreitar o seu marketing pessoal.

Aqui vão algumas dicas importantes ao usar o WhatsApp para divulgar o seu consultório:

– Nomeie um colaborador da sua equipe como responsável para realizar este contato com o cliente, tirar dúvidas, etc;

– Estabeleça um horário durante o dia (ao menos 2x ao dia), para realizar este atendimento. Uma dica bacana é buscar não se prender ao WhatsApp por mais de 15 minutos por vez, para evitar queda de produtividade;

– Evite deixar um cliente sem resposta no mesmo dia;

– Identifique em seu cadastro os clientes que vieram do WhatsApp, dessa forma você terá de maneira clara essa estatística no seu consultório e poderá usá-la em ações futuras;

– Não crie grupos para comunicar-se com seus pacientes de uma única vez. Cada um possui sua personalidade e tratamento, portanto deve ser atendido de maneira única e especial.

Listas de contato no WhatsApp

Ao invés de usar grupos, uma alternativa viável para comunicar ações ou informativos são as listas de contato. Você pode, por exemplo, criar duas listas: uma com os clientes prospects e outra com seus pacientes ativos. Assim, você pode trabalhar ações que possam ser divulgadas de forma geral, porém, com a comunicação voltada para cada “classificação” da sua base de clientes.

Vídeos no WhatsApp

Produzir alguns vídeos informativos pode ser uma excelente forma de se aproximar mais dos seus pacientes e criar um relacionamento com eles. Você pode gravar alguns vídeos com dicas rápidas e esclarecedoras sobre algumas dúvidas comuns (halitose, sensibilidade dentinária, aftas, por exemplo) e divulgar a sua lista de contatos.

O objetivo não é vender diretamente, mas sim fornecer informação gratuita e manter o seu nome e o da clínica na memória do paciente. A maioria das pessoas não gosta de receber propaganda, por isso é importante que o conteúdo seja um informativo de valor e não pareça publicidade. Dessa forma as chances do material viralizar, ser compartilhado e multiplicado são muito maiores.

O vídeo não precisa ter uma “superprodução”, mas o ideal é ter uma boa iluminação e um áudio de qualidade, que torne a mensagem facilmente compreensível. Fazer um roteiro simples na hora da gravação pode te ajudar a colocar as informações em ordem e não se perder no caminho.

Ao definir as estratégias para divulgar o seu consultório e obter resultados ainda melhores, é importante você associar o trabalho no WhatsApp com ações em outras redes sociais, como Facebook, Instagram e seu site, por exemplo.

Vale também lembrar que o WhatsApp ainda não possui ferramentas oficiais para a gestão comercial de um negócio, mas você pode contar com o Simples Dental, uma ferramenta grátis para os clientes da Dental Cremer, que possui diversas ações de marketing como, por exemplo, o envio de SMS para os seus pacientes. Acesse o site e confira!

Conquistar mais pacientes não é uma tarefa fácil, mas seguindo essas dicas, você pode ter um norte interessante para começar este trabalho. Quer saber mais? Aproveite ler todos os artigos em que falo de marketing e estratégias para alavancar o seu negócio.

Baixe também o e-Book “Como conquistar mais pacientes com o Facebook”.

Bom trabalho!

Gostou do artigo e quer receber mais conteúdo como esse na sua caixa de entrada? Coloque seu email aqui embaixo que do resto a gente cuida.