Digital

Confira as Tendências para a Odontologia em 2018

Confira as Tendências para a Odontologia em 2018
Compartilhar | Comentar

Primeiramente, é preciso reconhecer que a Odontologia é muito dinâmica! Isso fica muito claro quando, ao formar, o(a) dentista tem contato com profissionais que se formaram há cinco anos ou mais antes dele(a); muitas vezes, permitam-me o exagero, parece que fizeram cursos completamente diferentes, não é verdade?

Por isso, falar de tendências é sempre um assunto polêmico, e eu diria que até arriscado. Mas vamos lá! Abaixo, listo as minhas principais apostas de tendências na odontologia para este ano de 2018:

Prontuário digital

Neste quesito, a Dental Cremer já foi pioneira com o apoio ao Simples Dental. O programa auxilia na gestão e organização de marcar e confirmar consultas de pacientes e na gestão da clínica/consultório como um todo. Em vários cursos de Odontologia (inclusive no que eu tive) nós usamos o prontuário de papel, posteriormente, nos dias atuais a Universidade ainda enfrenta o desafio da adequação às novas tecnologias.

Penso que os softwares, cada vez mais desenvolvidos, bem como o crescimento do acesso à internet, celulares e formas de acesso às informações pela computação em nuvem, podem vir a modificar e intensificar o uso do prontuário digital na Odontologia. A segurança que as informações guardadas no meio digital oferece ainda não convence a todos e, realmente, é preciso conhecer para que a mudança seja uma opção viável.

Clique no link Simples Dental e conheça o software que facilita o seu dia a dia!

Scanner e Impressão em 3D

Seguindo a linha das possibilidades digitais, essa é uma outra aposta em potencial!

Uma das maiores reclamações de meus pacientes, historicamente, tem sido as moldagens odontológicas tradicionais. Crianças e adultos relatam um grande desconforto ao realizar o famoso “molde” do dentista, seja de alginato, silicone, enfim, a famosa “massinha”. E que muitas vezes pode chegar até a engasgar os(as) pacientes.

Durante o curso de Odontologia, bem sabe o(a) acadêmico(a) como é necessário um treinamento para que este importante procedimento seja feito adequadamente. O processo envolve desde o trato adequado com os materiais dentários (conhecimento e manipulação), a escolha da moldeira adequada e a atuação de um profissional capacitado para esse procedimento.

A novidade é que o escaneamento intra-oral e o processo de impressão em 3D estão cada vez mais acessíveis aos Cirurgiões-dentistas, e isso é motivo para comemorar! No final, creio que todos sairão ganhando: dentistas e pacientes.

Claro, deixo aqui também uma importante opinião: todo novo processo exige uma adaptação, um novo treinamento. É preciso que o processo de aprendizagem do dentista seja continuado para que as tendências realmente possam chegar a ser concretas.

Saiba mais sobre a Odontologia Digital disponibilizada pela Dental Cremer:

Congressos Odontológicos Online

Essa é mais uma grande aposta minha e espero que seja também um incentivo para que possamos ver cada dia mais congressos e conteúdos odontológicos de qualidade, disponíveis a qualquer dentista que tenha acesso à internet!

Eu falo com conhecimento de causa. Há alguns anos, eu fiz uma das primeiras transmissões ao vivo (em 2012) de uma palestra feita num congresso presencial, mas que as pessoas que não puderam estar lá tinham acesso (ao vivo) diretamente de suas casas.

Daquela época para cá, as tecnologias evoluíram muito e hoje temos verdadeiras filmadoras de altíssima qualidade em nossas mãos: os smartphones permitem que qualquer um possa ser um difusor e/ou compartilhador de informações odontológicas!

Fica, então, o meu convite para que agreguem ao meu time e também produzam conteúdo de qualidade, podendo ser compartilhado e alcançado por aquele em busca de conhecimento! Acesse o Cursos Dental Cremer e saiba quais cursos estão disponíveis.

Sustentabilidade e valorização da Odontologia

A Odontologia vive um momento crucial no qual os dentistas precisam estar atentos para que a união seja um dos objetivos e metas deste ano.

Frente aos grandes embates relacionados a procedimentos da chamada harmonização facial, passando pelo ainda intenso marketing sobre procedimentos estéticos, é momento de lembrar o seguinte: somos todos profissionais de saúde e a saúde deve ser a nossa meta! Sempre!

A possibilidade que sempre temos de valorizar a Odontologia deve ser conhecida. Como, por exemplo, os projetos que auxiliam a promoção da saúde bucal para a população que ainda não teve acesso a este tipo de serviço devem ser reconhecidos e incentivados.

Institutos como o #valorizaodonto fazem a diferença na Odontologia e essa iniciativa, espero, será uma tendência neste ano! Quer saber como participar? Entre no site Instituto-Valoriza Odonto e veja todas as informações.

Até a próxima!

Gostou do artigo e quer receber mais conteúdo como esse na sua caixa de entrada? Coloque seu email aqui embaixo que do resto a gente cuida.