Gestão e Marketing

Criando estratégias para aumentar o faturamento

Criando estratégias para aumentar o faturamento
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As estratégias de venda adquiram um status altamente elaborado que só alguns eleitos conseguem compreender, mas isto não é verdade. Criar uma estratégia pode ser mais simples do que parece, embora não seja mágica.

A criação de um método para ampliar os seus resultados exige conhecimento, observação e análise. O primeiro passo é estabelecer onde você quer chegar, para então planejar como chegar lá.

Criando a estratégia

Vamos iniciar respondendo algumas perguntas que são fundamentais para definir metas.

  • Onde estou? – Uma avaliação realista de sua posição atual.
  • Onde quero chegar? – Qual é o objetivo do meu negócio, minha meta.
  • Quais as opções para chegar lá?
  • Quais são as bases a partir das quais fiz essa escolha? – Por exemplo, o consultório está em situação crítica?
  • Para essas opções precisarei de quais recursos?
  • Tomada a decisão e realizado o planejamento quais são os estágios que devo cumprir?
  • Onde devo estar em seis meses? Um ano? Dois anos?
  • Tenho a concordância de todos interessados?
  • Estou no caminho? Estou chegando aos meus pontos de parada? Essa é a minha meta?

Detalhes importantes

– Custos fixos: o custo fixo da hora clínica está adequado à sua cidade, público alvo e o tempo de existência do consultório? É importante ler o artigo “Dicas para melhorar a gestão e a administração financeira do consultório” que já postamos aqui no blog, ele vai te ajudar.

– Pró-labore: às vezes nos perguntamos se o salário profissional é o que tem maior impacto na redução das despesas. Ele deve ser repensado quando estiver mais alto que a média do mercado e/ou acima de 60% do custo do consultório.

– Equipe: quando falamos da equipe, é aconselhável reduzir o quadro de funcionários quando for verificado um longo período de ociosidade, mas antes é preciso uma análise bem criteriosa para não prejudicar a produtividade. Devemos também analisar cuidadosamente os valores cobrados pelo protético e pelo contador, eles estão de acordo com a realidade financeira do consultório?

– Estrutura: na estrutura geral do consultório, é aconselhável utilizar mais ligações telefônicas e/ou mensagens pelas redes sociais, bem como procurar se associar a colegas, com o objetivo de dividir despesas fixas, como água, luz, aluguel, condomínio, etc.

– Formação profissional: devemos analisar cada possibilidade de forma bem realista. A pergunta é: consigo fazer esse curso de especialização nesse momento?

Ociosidade

Para avaliar as horas não produtivas (férias, falta de pacientes, ausência do profissional e agenda livre), devemos levar em consideração alguns critérios importantes.

Para evitarmos a “falta” do paciente, devemos orientá-lo desde a primeira consulta sobre a importância do seu compromisso com o tratamento. Vale confirmar a agenda no dia anterior e, se necessário, enviar uma mensagem no dia da consulta. O Simples Dental possui um sistema de envio de SMS que você pode utilizar de maneira muito simples e rápida; e ele é grátis para cliente Dental Cremer, o que te ajuda ainda mais.

É importante também colocar aqueles pacientes mais faltosos em horários estratégicos: antes do almoço, no último horário ou após um paciente que tenha muitos procedimentos a fazer.

Aqueles profissionais que não encontram dificuldades em fechar o orçamento e/ou possuem fila de espera para atendimento, podem efetuar aumentos no valor dos procedimentos de forma gradativa. No caso daqueles que tem convênios, o ideal é permanecer com aqueles que remuneram melhor, descredenciando-se daqueles que dão pouco retorno.

Outra questão importante, é a organização do consultório para aumentar a produtividade, ou seja, produzir mais em menos tempo.

Medidas Importantes:

Redução do tempo de cada sessão de uma hora para 45 minutos;

  1. Organização de armários e gavetas para que não se desperdice mais de 30 segundos para pegar qualquer material;
  2. Radiografias e fichas devem estar em posição estratégica;
  3. Foco no atendimento: ligar e atender telefone só em horários determinados.

Agora monte a sua estratégia e aumente seu faturamento. Bons negócios!

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