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Dentistas no Instagram

Dentistas no Instagram
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Não sei se você também percebeu, mas o Instagram foi invadido pelos dentistas brasileiros. A quantidade de novos perfis que mostram o dia a dia do cirurgião-dentista, sorrisos, desenhos de dentes, cáries, radiografias e até grandes cirurgias buco-maxilo faciais é impressionante. Acadêmicos de odontologia, clínicas grandes, pequenas e dentistas estão cada vez mais presentes na rede social de fotos mais popular dos últimos tempos. Dados mostram que o Brasil está entre os cinco países que mais usam o app.

A antiga máxima “Uma imagem vale mais do que mil palavras” parece mais atual do que nunca com o Instagram. Apesar de muitas vezes encontrarmos longos textos nas legendas das postagens. O que facilita a experiência do usuário desta rede é que se pode passar o indicador por alguns minutos e ver centenas de fotos, curtir, comentar e até repostar (com uso de um outro aplicativo).

Ano passado vimos o “boom” de perfis com dicas nutricionais e de esporte, tendo milhões de seguidores e podendo influenciar um grande números de pessoas. Quem sabe se os cirurgiões-dentistas focarem em temas relacionados com a saúde bucal, poderemos desmistificar alguns assuntos, conscientizar a população da importância da prevenção e ajudar a jogar aquele velho medo de dentista para escanteio.

Tendo alguma experiência com o Instagram nesses últimos anos e pesquisando em blogs especializados sobre o assunto, reuni algumas dicas práticas para aqueles que querem aumentar seus seguidores com qualidade e quem sabe até usar essa rede social como uma forma de marketing e captação de pacientes:

  • Deixe seu perfil em ordem

Defina se você vai usar o perfil como “consultório ou clínica odontológica” ou se vai ser focado em você, pessoa física. A foto do perfil deve deixar isso claro e a “bio” também. Aproveite para deixar seu endereço, telefone, email e site para que seja fácil das pessoas entrarem em contato com você.

  • Foque nos usuários qualificados para o seu nicho

Se você está começando agora, vale a pena chamar atenção dos grandes dentro do nicho, com imagens de qualidade, de preferência de sua autoria. Vale também fazer parceiras e repostar os amigos. Marque colegas, siga perfis de grande alcance da área de odontologia.

Se você for focar nos pacientes, cuidado com fotos muito cruentas e sanguinárias. Com esse tipo de foto, você vai conseguir mais seguidores dentistas, o que não é ruim. Dessa maneira, você pode focar na indicação de colegas, caso você faça um procedimento mais especializado. Evite o “overposting” – postar demais em sequência inunda a timeline de outros usuários o que pode ser irritante e gerar “unfollows”. Ninguém quer perder seguidores.

Dica: para repostar sugiro usar o “Repost App”. Ele é grátis e coloca um pequeno retângulo com o nome do perfil da pessoa que você está repostando. Além disso, ele torna fácil copiar o texto. Sempre dê os créditos de quem está sendo repostado. Nunca copie e corte fotos, roubando e colando sua marca d´água sobre fotos que não são suas.

  • Fotos de qualidade

 Uma foto bem feita, bem tirada, um detalhe, um filtro que combina ou uma nitidez especial fazem toda a diferença. Fotos de alta qualidade dão uma cara de algo profissional. Fotos capengas, escuras ou desfocadas dão uma cara de amadorismo o que pode espantar os seguidores.

  • Capriche na legenda

Uma legenda bem escrita também é um diferencial. Procure por erros de português, concordância ou maluquices que o corretor do celular pode fazer sem você perceber. Não abuse com textos muitos grandes. O foco do Instagram são as imagens.

  • Use Hashtags

As hashtags são aquelas palavras que estão junto do símbolo # (jogo da velha). Eles criam links de agrupamento de assuntos. Você pode criar o seu próprio ou usar palavras fáceis dentro do nosso nicho: #dentista #odontologia #dente #periodontia #ortodontia. Vale também usar em inglês ou espanhol para chamar atenção de dentistas e perfis de fora do Brasil. #dentistry #odontología #ortodoncia #odontolovers #dentalgram e etc.

  • Conquiste seus seguidores e gere engajamento

Nunca pague por likes ou seguidores no Instagram. Os seguidores que você vai ganhar pagando são meros números que não comentam e não curtem suas fotos. Conquistar seguidores leva mais tempo, mas vale à pena. Uma dica simples: Procure um perfil do seu nicho; Siga-o; Curta 5 fotos; Comente 3 fotos = ganhe um seguidor. Uma formulinha que na maioria das vezes da certo. É preciso interagir também para ser percebido. Isso vale para outras redes sociais também.

  • De olho no Código de Ética

Cuidado com fotos do tipo “Antes e Depois”. Segundo o Código de Ética vigente elas não são permitidas. Muito cuidado com exposição de pacientes e publicação de fotos sem autorização por escrito.

Dica: muitos pacientes gostam de postar fotos com o seu dentista, ou do seu sorriso ou do tratamento. Peça para que o paciente poste e você dentista, reposta. Assim você se exime de problemas éticos e seu paciente acaba divulgando seu trabalho para os seguidores e amigos dele.

Quer saber mais? Convido todos cirurgiões dentistas que estiverem presentes no CIOSP 2016, no dia 30/01, às 11h para participar do fórum “Odontologia, Vida e Negócios sobre Mídias Sociais e Odontologia”. Mais informações, clique aqui.

Fonte: Site Viver de Blog

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