Dicas de Gestão

 

01 Use o marketing a seu favor. Planeje uma estratégia e monitore o comportamento do seu cliente, seja através de questionários ou redes sociais.
02 O Plano de Negócios exige comprometimento e determinação. Ele pode ajudar na tarefa de organizar e planejar as ideias sobre o seu negócio, como análise da concorrência, produtos e serviços que irá oferecer.
03 Supere as expectativas de seus clientes e aumente as chances de construir, ao longo de sua carreira, uma marca de sucesso. Plínio Augusto Tomaz – Consultório-Empresa
04 Montar uma planilha eletrônica ou ter um caderno para anotar as entradas e saídas de produtos são alternativas econômicas para deixar o estoque sempre organizado.
05 Você é um profissional 24h por dia, sete dias por semana, portando não existe hora nem local para ser apresentado a um cliente. Tenha seus cartões sempre à mão. Plínio Augusto Tomaz – Consultório-Empresa
06 A falta de higiene, desorganização, filas e barulho podem gerar uma experiência negativa sobre o seu serviço, produto ou marca.
07 Evite cores escuras na sala de espera. As cores claras acalmam e harmonizam o ambiente.
08 Divida os seus procedimentos e rotinas em pequenas frações e faça pequenas melhorias em cada uma. Ao somá-las, haverá uma grande diferença em seu atendimento. Plínio Augusto Tomaz – Marketing para Dentistas
09 A qualidade é um processo de melhoria contínua, em que você observa onde vai atuar, planejar, executar a modificação ou melhoria, estudar os resultados e realimentar o processo. Plínio Augusto Tomaz – Marketing para Dentistas
10 Ame o paciente que reclama de você ou de seus funcionários, diretamente. Em geral, e à primeira vista, ele não quer abandonar o seu consultório, mas quer, antes, melhorias nos seus serviços e na atenção dada a ele como ser humano. Maria Regina Bindão
11 Transforme a experiência da primeira consulta em um momento positivamente marcante para o cliente. Invista na empatia e bom atendimento.
12 As reclamações são oportunidades de entender o problema e resolvê-lo. Amplie, por exemplo, os canais de comunicação.
13 Seja criativo ao incorporar benefícios a seus serviços. Seja diferente e faça o possível para ser pioneiro. Plínio Augusto Tomaz – Consultório-Empresa
14 Tenha um nome (uma marca) que lhe seja simpática e atraente. As pessoas gostam de estar associadas a profissionais de sucesso. Plínio Tomaz – Consultório-Empresa
15 A qualidade é um processo de melhoria contínua, em que você observa onde vai atuar, planejar, executar a modificação ou melhoria, estudar os resultados e realimentar o processo. Plínio Augusto Tomaz – Marketing para Dentistas
16 Valorize o pós-venda, o atendimento dado aos clientes após a alta. Faça cartão de aniversário, um informativo periódico e telefone informando que há seis meses acabou o último tratamento.
17 A afinidade com o cliente, rapidez, facilidade de agendamento, jeito de anestesiar, estacionamento próprio, revistas atualizadas e a recepção dada pela secretária são exemplos da diferenciação do seu serviço. Plínio Augusto Tomaz – Marketing para Dentistas
18 Procure negociar bem cada compra, comprando com maior prazo, valores menores e entregas mais rápidas. Manter muito material em estoque pode significar perda de dinheiro em potencial e prazos de validade. Plínio Augusto Tomaz – Consultório-Empresa
19 Os preços devem ser compatíveis com as expectativas do mercado. Você não deve cobrar muito pouco se a sua clientela considera justo um preço superior. O contrário também é verdadeiro: não deve cobrar muito mais do que seu cliente espera que vá cobrar. Plínio Augusto Tomaz – Marketing para Dentistas
20 Existem diversas formas de se trabalhar a comunicação do consultório e clínica: – Placa – Carta de orientação ao paciente – Marketing de relacionamento – Anúncio em rádios – Anúncio em jornais e revistas
21 Registrar todas as entradas e saídas é indispensável para a definição das metas que visam o crescimento profissional e autodesenvolvimento.
22 A participação em nichos de mercado tem maior probabilidade de ser lucrativa do que em grandes mercados. Se você tem um nicho específico, pode conhecer melhor seus clientes e, portanto, tratá-los melhor. Plínio Augusto Tomaz – Marketing para Dentistas
23 Tenha material de apresentação de casos clínicos ou de plano de tratamento que cause impacto. Plínio Augusto Tomaz – Consultório-Empresa
24 A pesquisa é uma das formas de monitorar as atividades de seu consultório, sabendo e avaliando os resultados diretos de seu trabalho. Ela fornece dados para que você possa tomar decisões estratégicas com relação a qualquer tipo de evento ou ocorrência em seu consultório/clínica. Plínio Augusto Tomaz – Marketing para Dentistas
25 Divida as contas bancárias: uma pessoal e outra para o seu consultório, até mesmo para facilitar a interpretação e análise de sucesso e apuração de lucros ou prejuízos num determinado período. Plínio Augusto Tomaz – Consultório-Empresa
26 É melhor e mais barato manter o cliente que tem do que conquistar novos. Conquiste-os diariamente. Construa relacionamento de longo prazo. Plínio Augusto Tomaz – Marketing para Dentistas
27 A internet é um poderoso canal de comunicação e comercialização, que fornece resultados confiáveis e com baixo custo de investimento. Utilize para buscar possíveis parceiros, informação sobre concorrência e mercado global. Plínio Augusto Tomaz – Consultório-Empresa
28 Verifique com seu contador se em seu caso não vale a pena passar de pessoa física para jurídica. Há situações em que tornar-se pessoa jurídica é muito vantajoso em questões tributárias. Plínio Augusto Tomaz – Consultório-Empresa
29 Uma boa definição de negócio deve deixar claro qual é o mercado em que você está, quais são as necessidades dos clientes que você satisfaz e com que tecnologias. Plínio Augusto Tomaz – Marketing para Dentistas
30 É importante avaliar constantemente o seu plano para verificar se está sendo colocado em prática corretamente, se está atingindo ou não os objetivos e metas. Deve atentar para novos e importantes fatos que possam ocorrer dentro ou fora do consultório e rapidamente se adaptar a eles. Plínio Augusto Tomaz – Marketing para Dentistas