Dicas

Dicas para você se apaixonar por livros

Dicas para você se apaixonar por livros
Compartilhar | Comentar

Ler pode ser uma tarefa praticamente natural para algumas pessoas que adquiriram esse hábito desde criança, mas nem tudo é tão simples assim para todo mundo!

Para a maioria das pessoas, a leitura é um amor adquirido ao longo dos anos; Para outros, ela sempre será um “mal necessário”.  Mas o fato é: ler é uma questão de hábito e você precisa praticar até que isso se torne rotina.

Quando falamos em estudantes de odontologia, e até mesmo para profissionais já formados, a leitura é algo muito importante e que deve estar sempre  presente no seu dia a dia.

Mesmo que você não tenha aquela paixão incontrolável por livros de anestesiologia, farmacologia, etc. o professor nunca vai deixar de te indicar a leitura e fazer aquela perguntinha estratégica sobre o livro na prova teórica.

Para te ajudar na missão de criar o hábito da leitura, aí vão algumas dicas:

Descubra o que você gosta

Você precisa saber qual o seu nível de simpatia sobre alguns assuntos. Não que os livros técnicos da faculdades sejam os melhores de todos, mas, você pode ter sempre junto consigo um livro sobre um tema que goste de ler.

Quando a leitura técnica ficar cansativa, faça uma pausa, leia algo do seu gosto pessoal e volte com foco total.

De um clima extra na leitura

Tudo bem, muitas pessoas se distraem com facilidade e não conseguem se concentrar nem com um som ambiente. Mas, uma música relaxante ou divertida em baixo tom pode trazer uma boa sensação de conforto para sua leitura, não custa tentar, não é mesmo?
Para te ajudar montamos uma Playlist especial em nossa conta do Spotify! Confira:

O que não falta é oportunidade

Antes de começar a desculpa sempre é a falta de tempo, não é mesmo?! Mas podemos te provar que tempo não falta. Você não precisa parar e ler 50 páginas de uma única vez. Cada página é uma conquista nova, então vá aos poucos.

Sabe aquelas horas que você está no ônibus a caminho da faculdade, na fila no banco, na pausa para o lanche ou almoço, ou até mesmo aqueles minutinhos em que chega mais cedo antes da aula começar? Todos elas são excelentes oportunidades para colocar 3 ou 4 páginas do seu livro em dia.

Isso sem falar que ler antes de dormir é um calmante natural!

Converse sobre o que está lendo

Falando em livros da faculdade, você sempre terá colegas de classe lendo o mesmo material que você (pelo menos é o que o professor espera rs). Aproveite para conversar com eles sobre o conteúdo em pauta, ver percepções diferentes sobre o mesmo assunto e quem sabe até compartilhar um resumo para estudar para a prova.

Dê um pulinho na biblioteca

Por mais que pareça maçante no início, estes lugares são sempre adoráveis! Troque uma ideia com o atendente, peça sugestões de leitura e entre de cabeça nos livros. Se você curte um bom café ou uma xícara de chá então… é ainda mais bacana. As livrarias com cafeteria estão cada vez mais populares e são ambientes de leitura inspiradores.

A gente sabe que não é uma das  tarefas mais fáceis, mas podemos garantir que o hábito de ler vai abrir a sua mente para outras oportunidades.

Tem uma frase popular que diz “Se você não gosta de ler, é porque você ainda não encontrou o livro certo.”

Ah, mas sempre vale a lembrança, torne-se um leitor também fora da faculdade. Leia livros de outros temas que você goste. O que não faltam são opções de romances, ficções científicas, suspenses, e muuuitos outros. 😉

Quer uma DICA extra?

Contamos com uma livraria odontológica recheada de opções em nosso site! Aproveite e CLIQUE AQUI para conferir!

Gostou do artigo e quer receber mais conteúdo como esse na sua caixa de entrada? Coloque seu email aqui embaixo que do resto a gente cuida.