Entrevistas

Entrevista com Dudu Medeiros neste Dia Mundial da Fotografia

Entrevista com Dudu Medeiros neste Dia Mundial da Fotografia
Compartilhar | Comentar

Hoje comemoramos o Dia Mundial da Fotografia e, assim como ela, a odontologia evoluiu muito nos últimos anos e a cada dia que passa se desenvolve mais.

Encontramos hoje, diversas alternativas de usar a fotografia para auxiliar os pacientes, decorando ambientes como recepções (com quadros, lenços e outros acessórios) e outras áreas de atendimento, até mesmo com lembrancinhas para os pacientes! Materiais de apoio pedagógico e de ensino também estão facilitando muito neste quesito, são diversos livros com técnicas e ideias para a utilização da fotografia no dia a dia. A criatividade do uso fotográfico na odontologia pode levar a um vasto investimento de imagem e marketing para a clínica ou consultório, sem falar é claro, no uso diário para auxílio profissional.

Para comemorar este dia tão importante para nós, convidamos o renomado fotógrafo Dudu Medeiros que nos concedeu uma entrevista, falando sobre seus trabalhos, projetos e principais realizações na profissão!

Dental Cremer: O que mais te motiva a fotografar?

Dudu Medeiros: Sendo bastante sincero o que mais me motiva a fotografar são pessoas, não vejo muita graça em paisagens quando viajo, por exemplo, mas amo fotografar pessoas… e agora o universo macro da odontologia também é muito estimulante, confesso!

Dental Cremer: Como começou na fotografia? Por que fotografias odontológicas?

Dudu Medeiros: Comecei fotografar modelos em minha terra Natal, e permutei tratamento odontológico para modelos de uma agência de lá com o Dr. Dickson Fonseca que me pediu para fotografa-las antes e depois do tratamento, foi dai que considero o nascimento do protocolo de face que ensino hoje nos cursos!

Dental Cremer: Quem são suas maiores influências no universo da fotografia?

Dudu Medeiros: Do universo fashion cito Luis Crispino que tem uma luz linda… mas mais do que isso ele tem uma elegância que admiro muito, trata todo mundo muito bem, é simples e não é estrela, o que acho mais importante. Eu o conheci antes de vir para São Paulo quando nem tinha câmera fotográfica e quando o reencontrei, ele foi tão educado e simples que fiquei emocionado, acho que mais do que ser considerado um ícone pelas suas fotos ser admirado pela simplicidade é mais importante. Já na odontologia tenho muitos mestres, desde os monstros consagrados como Baratieri, Paulo Kano, Sidney Kina, Oswaldo Scopin… mas o mais importante é aprender um pouco com todos e tentar filtrar isso de forma a tornar minhas fotos melhores, mas sempre inspiradoras.

Dental Cremer: Qual foto, clicada por você, tem um significado especial? E por quê?

Dudu Medeiros: É meio que escolher entre os filhos o que você mais gosta particularmente tenho carinho por todas, mas a foto com o diamante é a campeã de vendas, então acho que agrada a grande maioria e eu lembro o exato momento em que estava clicando e houve o reflexo do diamante nos dentes. Da coleção que preparei para a Dental Cremer, foi um trabalho muito diferente, pois não podia pensar só em como as fotos ficariam no papel fotográfico, mas também no formato de papelaria e isso foi muito instigante. As fotos às vezes pareciam simples, mas quando viraram papelaria ficaram magníficas, outras que em tamanho pequeno como num cartão 5×7,5 cm ficavam delicadas ao passarem para a papelaria como papel timbrado e ganharem opacidade ficavam incrivelmente mais bonitas. Foi um projeto muito revelador mesmo, adorei fazer. A prova é tanto que a ideia inicial era lançar sete opções e acabamos lançando 14, pois não conseguimos excluir nenhuma das que foram desenvolvidas para aprovação!

Dental Cremer: Como você descreve seu estilo fotográfico?

Dudu Medeiros: Sou escorpião com libra (risos). Preferencialmente clássico com pitadas de inusitado. É mais fácil eu pecar pela simplicidade que pelo exagero, então minhas fotos acho que seguem esse padrão, você não vai ver numa mesma foto minha uma boca com ouro, diamantes pérolas tudo junto. Vai aparecer um elemento de cada vez, tem que haver equilíbrio, tem que ter bom senso. Nem falo bom gosto, pois é muito pessoal, mas quero que as pessoas olhem para o sorriso não para o cabelo ou os olhos, por exemplo. A boa foto é a que ajuda a vender o trabalho do dentista e chama a atenção para o sorriso, tenho sempre isso em mente.

Dental Cremer: Quais são as suas principais realizações?

Dudu Medeiros: Escrever um livro é um bom marco, mas acho que o mais importante dele, é que tenho contribuições de muitos amigos, meu livro tem fotos que fiz para os principais dentistas/mestres da odontologia brasileira e esse é o meu maior orgulho, sou bem vindo em todos os lugares e conto com o apoio e carinho de todos, acho que isso é a minha principal realização. Acho que outra é a facilidade que tenho pra ensinar. Sei que é uma satisfação muito mais que uma realização, mas é algo que me deixa muito feliz, conseguir passar conhecimento é algo muito mágico, é um dom e me realizo a cada turma que consigo ensinar.

Dental Cremer: Fale-nos sobre seus projetos.

Dudu Medeiros: Para os próximos dois anos quero intensificar a linha de papelaria com a Dental Cremer, e associado a ela vou lançar a linha de produtos para fotografia odontológica bem como uma linha de acessórios com as estampas das papelarias, esses produtos serão trabalhados para dar suporte de marketing para os dentistas. Pode parecer simples, mas eles muitas vezes deixam de conquistar mais clientes porque não realizam ações de marketing muito simplórias, por exemplo, se o dentista optar pela papelaria “Renda”, ele poderá adquirir uma caneca com essa estampa e dar de presente ao seu cliente que comprou o clareamento dental, colocar na caneca opções de chás variados para que ele os experimente no lugar do cafezinho que estará proibido de tomar durante o processo de clareamento, dessa forma o cliente leva a sua marca para o local de trabalho e assim propaga o nome da clínica!

As melhores ações de marketing não precisam custar caro, precisam ser inteligentes. A mesma estampa do cartão estará na almofada que poderá presentear o paciente que extraiu os molares e precisa estar em repouso no final de semana. Ao presenteá-lo basta dizer que é uma forma da clínica estar perto dele durante o tempo todo da recuperação. Assim logo o presente passa a fazer parte da decoração do seu quarto ou sala, e óbvio vai chamar atenção de quem o visitar. A partir daí a clínica passa a ser comentada e principalmente indicada, não só pela qualidade dos tratamentos como pela atenção e carinho. Hoje se o profissional tem qualidade no serviço o que ele precisa na verdade é ser descoberto, e não há divulgador melhor do que seus próprios clientes. Meu objetivo tanto com a papelaria como os acessórios é armar os profissionais para que multipliquem seus clientes!

Gostou? Que tal começar a aplicar a fotografia no seu dia a dia? Conheça alguns de nossos produtos clicando aqui!

Gostou do artigo e quer receber mais conteúdo como esse na sua caixa de entrada? Coloque seu email aqui embaixo que do resto a gente cuida.