Especial

Faculdade de Odontologia: 6 conselhos para quem pensa em cursar

Faculdade de Odontologia: 6 conselhos para quem pensa em cursar
Compartilhar | Comentar

Oi, gente! Hoje é o dia do calouro e, para aproveitar a data, vim dar alguns conselhos que eu gostaria de ter recebido antes de entrar na faculdade de Odontologia.

1- Odontologia não é só dentes.

Primeiramente, eu achava que a faculdade era apenas sobre dentes, mas já no primeiro período dei de cara com uma realidade diferente. O curso abrange o corpo todinho, precisamos aprender como tudo funciona antes de focar apenas nos dentes. Tenha em mente que disciplinas como anatomia do corpo, histologia, fisiologia e bioestatística fazem parte da rotina de um estudante de Odonto. As matérias podem variar de faculdade para faculdade, mas você vai ter contato com esses assuntos.

2- Se dedique.

Muitas pessoas tem o hábito de “levar as coisas com a barriga” durante o ensino médio, porém a faculdade de odontologia exige muita dedicação. É importante saber que ser um bom dentista pede o máximo de atenção na hora dos estudos, afinal, seu futuro na profissão irá depender de como você é na faculdade.

3- Fique tranquilo!

Quando entrei na faculdade, não me disseram que o contato com o paciente NÃO era um “bicho de sete cabeças”, mas sim um momento importante e especial. No curso de Odonto existem as aulas práticas; nos primeiros atendimentos a pressão, tensão e medo são enormes e estão sempre presentes, mas aos poucos vamos ganhando prática e desenvolvendo confiança, aí tudo vai se tornando muito gostoso e natural. 

4- Não precisa ter medo da lista de materiais de odontologia!

Sim, temos uma lista ENORME para adquirir no decorrer da faculdade. Por isso é sempre bom escolher uma dental de confiança para comprar os materiais. Caso você não conheça, tenho um canal no youtube e gravei um vídeo sobre o Programa Estudantes, que ajuda muuuuuito na hora dessa compra, além oferecer vários benefícios.

5- Medo de sangue e odontologia podem andar juntos.

Muita gente me pergunta como é lidar com sangue quando se tem medo dele. É algo normal. Até hoje, em algumas cirurgias eu tenho lipotimia (lipotimia é quando a pressão cai, você tem suor, fica pálida e sente que vai desmaiar). Mas meus professores sempre dizem que com a experiência isso vai passando, e vai chegar uma hora que esses desconfortos param de existir.

6- Queira de verdade!

O último conselho é realmente querer essa profissão. Muitos colegas meus já desistiram por chegar em certo período e perder a paixão pela Odontologia. Muitos momentos difíceis irão chegar, não vou negar. Tem horas que você briga com a sua dupla, seu paciente te trata mal, você vê sangue, faz cirurgias que parecem complicadas, que a responsabilidade é grande, que o professor é rigoroso… Mas se você ama essa profissão, tudo passa. Basta ter a cabeça no lugar, respirar fundo e levar tudo como aprendizado. Saiba ouvir, as pessoas sempre terão experiências para somar na sua carreira.

 

Para finalizar, tenho uma dica extra: caso vocês ainda não tenham visto, já escrevi um post aqui para o Blog sobre dicas de estudos para vestibular, basta clicar aqui para conferir.

É isso pessoal, espero muito que tenham gostado! E parabéns calouros pelo dia de vocês.

A gente se vê no próximo post.

 

Gostou do artigo e quer receber mais conteúdo como esse na sua caixa de entrada? Coloque seu email aqui embaixo que do resto a gente cuida.