Casos Clínicos

Fechamento de diastema com resina composta direta: método estético e funcional

Fechamento de diastema com resina composta direta: método estético e funcional
Compartilhar | Comentar

Introdução do caso clínico

Atualmente, a procura pela estética e boa aparência do sorriso proporciona ao mercado desenvolvimento de novas técnicas e novos materiais para suprir as necessidades dos pacientes. Ou seja, o cirurgião-dentista pode, através de tecnologia digital e materiais adesivos, auxiliar de forma menos invasiva a melhorar a forma e beleza do sorriso. A partir da análise da linha do sorriso, contorno labial, linha média, da exposição gengival ao sorrir, da dominância e claridade aparente dos dentes anteriores.

Nesse presente caso, paciente do sexo masculino compareceu ao consultório com queixa de diastemas múltiplos pós finalização ortodôntica devido a anomalia esquelética classe III. Diastemas são espaços ou ausência de contato interproximal entre dois ou mais dentes. Estão relacionados, geralmente, a fatores genéticos, anomalias dentárias de forma e tamanho, hábitos parafuncionais e etc. O presente caso relata anomalia relacionada a fatores genéticos.

O tratamento planejado consiste em facetamento com resina na técnica direta. Uma excelente resina deve possui características como: baixa rugosidade; alta densidade de partículas e baixa contração; fácil manipulação; adaptação marginal; alta resistência flexural, cor e brilho favorável. Visando buscar todos requisitos necessários, a resina de escolha foi AURA EASY (SDI) nanohíbrida.

Com um conceito simples e eficaz na confecção da restauração, possuindo quatro tipos de cores, é confeccionada utilizando apenas uma cor para corpo e recobrimento, eliminando assim a preocupação com policromatismo, opacidade, translucidez da restauração. Além de proporcionar naturalidade ao resultado final, permitindo uma escultura mais delicada e definida do elemento dentário.

Passo a passo do caso

Materiais e descrição de como foram utilizados

Para a confecção do facetamento direto nos elementos: 11, 12, 13, 21, 22 e 23 foi utilizada a resina AURA EASY, cor EA1. Inicialmente foi realizado isolamento absoluto de primeiro pré-molar ao primeiro pré-molar. Condicionamento ácido fosfórico 37% super etch, da SDI, por 20 segundos, lavagem abundante com água no dobro de tempo do condicionamento. Aplicação do sistema Adesivo Stae, da SDI, por 20 segundos com o auxilio do microaplicador point, da SDI, (veja caixa organizadora para aplicadores) secagem prévia, posteriormente, fotopolimerizado. Confecção do facetamento pelas conchas palatinas, cristas proximais e por último recobrimento. Realização da remoção do excesso com ponta 3195F KG. Confecção da escultura,  ajuste oclusal, acabamento e polimento das facetas com ponta em chama Enhance, Disco de Feltro Diamond com Pasta Diamond Excel e disco impregnado Diamond Flex.

Conclusão do caso clínico

A reabilitação estética e funcional deste caso clínico foi totalmente satisfatória ao cirurgião-dentista e ao paciente. Além de proporcionar uma melhoria na fonética do paciente, juntamente com a melhoria da qualidade de vida e autoestima do mesmo. Portanto, o facetamento direto com resina composta gerou alta qualidade ao tratamento, com resultados positivos nos aspectos: social, psicológico, funcional e estético.

Referências bibliográficas

1. Callegari A. , Dias I.A.S. Especialidade em foco – Beleza do Sorriso. 1.ed. São Paulo: Ed. Napoleão, 2013;
2. Abraham R, Kamath G. Midline diastema and its aetiology: A review. Dent Update, 2014 Jun, 41(5):457- 60, 462-4;
3. Sundfeld R.H., Machado L. S., Santos E.A., et al. Conservative reconstruction of the smile by orthodontic, bleaching, and restorative procedures. Eur J Dent. 2012 Jan; 6(1): 105–109.

Autores:

  • Dr. Marco Aurélio Chaves – Especialista em Dentistica (ABO); Especialista em Implantodontia (Clivo); MBA em Gestão de Saúde (Fundação Getúlio Vargas); Mestrando em Dentistica Restauradora ( São Leopoldo Mandic).
  • Dr. Alexandre Bandeira Mello – Especialista em Dentistica (Clivo); Atualização em Odontologia Estética (UGF).
  • Dra. Nathalia Nery Pinheiro Póvoas; Graduada em Odontologia (UFRJ).

Gostou do artigo e quer receber mais conteúdo como esse na sua caixa de entrada? Coloque seu email aqui embaixo que do resto a gente cuida.