Dentística e Estética

Harmonização orofacial com toxina botulínica

Harmonização orofacial com toxina botulínica
Compartilhar | Comentar

Com certeza você já ouviu falar sobre aplicação de toxina botulínica no face, certo?

Achar uma pessoa bonita é algo subjetivo, mas também há meios mais científicos e matemáticos para se aferir a beleza, sendo a maioria deles baseados em proporções e simetria. Especialmente em mulheres, independente da subjetividade, faces mais triangulares geram maior percepção de beleza quando comparada àquelas mais quadradas e/ou redondas. Já em homens, é bastante marcante faces mais quadradas e com ângulos bem marcados.

Algumas possibilidades para a harmonização orofacial

Diante do exposto acima, existem diversas maneiras de buscar a triangularização da face em busca da harmonização facial:

  • Aumento de volume na região malar/zigomática;
  • Bichectomia;
  • Aplicação de toxina botulínica no músculo masseter, tema deste artigo.

Toxina botulínica

A toxina botulínica já vem sendo utilizada há muito tempo para fins cosméticos e trata-se de um tratamento seguro e com boa previsibilidade. A aplicação desta substância em casos de hipertrofia de masseter diretamente no músculo propicia uma redução da função muscular. Com isso, melhoras estéticas ocorrem e juntamente outros sinais e sintomas podem ser minimizados, já que a hipertrofia do masseter possui íntima relação com o aparecimento de dor de cabeça, desgaste dentário e diminuição da DVO e terço inferior da face. Melhores resultados podem ser obtidos quando há aplicação de toxina botulínica também no músculo temporal, muito envolvido nessas situações mencionadas acima.

Os resultados costumam aparecer a partir de 15 dias, mas um resultado maior é observado após alguns meses. Geralmente há melhora progressiva com o passar do tempo e com a repetição das aplicações de toxina botulínica.

Técnica para aplicação da toxina botulínica

A técnica é feita das mais variadas formas, com diferença tanto nos pontos de aplicação como na dosagem de toxina botulínica aplicada. Ainda em relação à técnica, independente de qual for a escolha, é muito importante que o profissional tenha em mente a região anatômica de aplicação, e esteja atento a fim de evitar que o músculo risório seja afetado pela ação toxina botulínica, o que poderia gerar assimetria no sorriso. Pode ocorrer também uma diminuição temporária da força mastigatória, mas que se reverte espontaneamente com o passar dos dias.

Um fator importante a se considerar é se a pessoa tem real indicação para esse tipo de procedimento, pois aqueles com excesso de gordura na região ou contornos ósseos redondos naturalmente não irão obter os mesmos benefícios, visto que a toxina atua no músculo e não nessas outras estruturas. Ou seja, o procedimento terá bons resultados naqueles com real hipertrofia dos músculos masseteres, o que é bastante comum.

A literatura mostra que há bons resultados clínicos e bastante satisfação dos pacientes submetidos a esse tipo de procedimento.

E você, já usa essa técnica para fins de harmonização facial?

Autora: Vanessa Mortari Thiesen

Cirurgiã-dentista. Especialista em Ortodontia. Atua na área de Harmonização Facial. Capacitação para uso de Preenchedores Faciais e Toxina Botulínica pelo MARC Institute de Miami. Membro da Sociedade Brasileira de Toxina e Implantes Faciais – SBTI.

Instagram: @dravanessathiesen

Referências

Yu C C, Chen P K T, Chen Y R. Botulinum Toxin A for Lower Facial Contouring: A Prospective Study. Aesth Plast Surg. 2007; 31(5): 445-51.

Ascher B, Talarico S, Cassuto D, Escobar S, Hexsel D, Jaén P, et al. International consensus recommendations on the aesthetic usage of botulinum toxin type A (Speywood Unit) part II: wrinkles on the middle and lower face, neck and chest. J Eur Acad Dermatol Venereol. 2010; 24(11):1285-95.

Kim NH, Chung JH, Park RH, Park JB. The use of botulinum toxin type A in aesthetic mandibular contouring. Plast Reconstr Surg. 2005; 115(3):919-30.

Kim NH, Park RH, Park JB. Botulinum toxin type A for the treatment of hypertrophy of the masseter muscle. Plast Reconstr Surg. 2010; 125(6):1693-705.

Aydil B, Başaran B, Unsaler S, Süoğlu Y. The use of botulinum toxin type A in masseter muscle hypertrophy: long-term effects and lasting improvement. Kulak Burun Bogaz Ihtis Derg. 2012; 22(5):249-53.

Arzul L, Corre P, Khonsari RH, Mercier JM, Piot B. Asymmetric hypertrophy of the masticatory muscles. Ann Chir Plast Esthet. 2012; 57(3):286-91.

 

Gostou do artigo e quer receber mais conteúdo como esse na sua caixa de entrada? Coloque seu email aqui embaixo que do resto a gente cuida.