Implantodontia

Implantes Estéticos Imediatos

Implantes Estéticos Imediatos
Compartilhar | Comentar

A implantodontia, especialidade que consegue aliar a Periodontia, a Cirurgia e a Prótese vem cada vez mais nos trazendo soluções para substituição de dentes em região estética, sendo possível atingir resultados muito satisfatórios.

Desde que o paciente não apresente grandes sequelas periodontais, a substituição imediata de dentes perdidos por implantes pode ser uma solução interessante, com ótimos resultados quando todos os detalhes locais são observados pelo cirurgião-dentista.

Biotipo gengival

Primeiro ponto a ser observado: o biotipo gengival.

Na maioria das classificações da literatura podemos encontrar como biotipo gengival fino ou espesso. O olho treinado junto com uma sonda periodontal é capaz de classificar a gengiva na qual vamos trabalhar. O biotipo espesso é o que tem o melhor prognóstico, sendo mais fácil de trabalhar do que o biotipo fino.

Nesse momento é importante explicar ao paciente sobre o prognóstico e usar essas informações a seu favor na hora de planejar o tratamento. Em casos de biotipo fino, você com certeza vai estar mais seguro se já incluir no planejamento um enxerto de tecido conjuntivo na sua cirurgia.

Cuidados importantes

Outro ponto importantíssimo é o acúmulo de placa na região do dente provisório substituído. O paciente precisa estar totalmente ciente dos cuidados com a higiene da região. Fio dental, escovinhas interdentais finas e produtos de bochecho são muito bem-vindos na manutenção da higiene em volta do provisório sobre implante.

Provisório

Falando em provisório, este é outro ponto onde temos que ter o maior cuidado para um perfeito condicionamento gengival. Preste atenção também na linha do sorriso, curvas bucais e a estética geral do paciente.

O provisório vai fazer o selamento total da entrada do alvéolo, sendo interessante ficar pelo menos 2mm para dentro da gengiva. Esse espaço precisa ser respeitado para que os tecidos periodontais possam se formar em volta desse provisório.

Lembre-se: provisório precisa ser 100% polido, sem rebarbas. Não porque é provisório que ele precisa ser feio; pelo contrário. Investir tempo na confecção do provisório faz a gente ganhar tempo com o definitivo lá na frente. Ele é o ator principal do condicionamento gengival e fica fora de oclusão, milimetricamente menor que seus vizinhos.

Planejamento

No dia da cirurgia em que vamos fazer a exodontia do dente perdido e colocação do implante imediato e dente provisório em região estética, tudo precisa estar perfeitamente planejado.

O tipo de implante correto selecionado, o posicionamento tridimensional do implante, levemente para palatina, o preenchimento do gap entre o alvéolo e o implante com enxerto ósseo e a cirurgia de enxerto de tecido conjuntivo, visando a manutenção ou ganho de perfil de emergência.

Existem várias ferramentas interessantes para capturar e realizar o provisório imediato. Use uma boa resina, um pincel delicado e muita paciência. Tudo previamente checado em exames de imagem como tomografia computadorizada e radiografia panorâmica.

Quando nos preparamos de verdade e antevemos todos os momentos onde podemos ter problema, o procedimento fica muito mais seguro. Depois de passado o tempo da osseointegração, fazer o dente definitivo é bem mais fácil com aquela gengiva linda e mantida na altura e espessura que ela possuía antes, quando ali tinha um dente natural.

Essa é uma das grandes vantagens de fazer um implante estético imediato quando as condições locais permitirem. Selecione os casos com pé no chão e veja seus pacientes sorrindo sem quase perceberem que seu dente foi trocado.

Espero que tenham gostado das dicas.

Até a próxima!

Gostou do artigo e quer receber mais conteúdo como esse na sua caixa de entrada? Coloque seu email aqui embaixo que do resto a gente cuida.