Os dentistas-empreendedores e a lição da borboleta

Dentistas-empreendedores, vocês têm se preparado para alcançar seus objetivos? A metáfora da lagarta e da borboleta é uma ótima inspiração para isso.

Se você nunca ouviu essa história e deseja ser um dentista de sucesso, pare agora por 3 minutos e aprenda o que a lagarta tem a nos ensinar sobre empreender, que é exatamente o que fazemos quando temos nosso próprio consultório.

A lagarta come muitas folhas com o objetivo de se nutrir o suficiente, pois sabe que passará por uma fase de hibernação em sua vida. Porém, esperta que é, ela seleciona as folhas, e não come aquelas que servirão de abrigo para passar a noite descansando até começar todo o seu trabalho novamente no dia seguinte.

Muito determinada, obstinadamente ela sai atrás das suas folhas porque tem um objetivo claro. Ela só para por alguns momentos durante o dia para fazer uma coisa: apreciar o voo das borboletas, pois seu sonho é um dia ser como elas.

Quando chega o período de hibernação, ela está preparada: alimentou-se, procurou um galho seguro para se alojar, e produziu seu próprio casulo para proteger-se durante o período de maior mudança!

Após a metamorfose, as lagartas viram borboletas, mas ainda aguardam pacientemente até que suas asas sequem, para então saírem voando, felizes por terem alcançado seu sonho e sua liberdade.

Agora, pense em 2 questionamentos sobre essa história:

1) Será que a lagarta tem consciência de que será, algum dia, uma borboleta? Sim, este é seu maior sonho. É isso que a faz acordar todas as manhãs e realizar as tarefas necessárias para um dia chegar lá.

2) Agora, ela tem certeza de que se tornará uma borboleta, independentemente de suas ações? Não, olha como a natureza é sábia! Se a borboleta tivesse certeza de que viraria borboleta algum dia, ela ficaria sentada, esperando esse dia chegar, e ele nunca chegaria, pois ela não teria energia suficiente para passar pelo processo de transformação. Como ela não tem essa certeza, mas tem um sonho, ela acredita que se fizer o dever de casa todo dia, suas chances serão bem maiores de alcançar seus objetivos.

Percebe como essa história se encaixa com a nossa vida de dentistas-empreendedores?

Nós precisamos nos nutrir de conhecimento para alcançarmos o nosso objetivo. Precisamos passar por um período onde colocaremos esse conhecimento em prática, e trabalharemos todos os dias, fazendo o que deve ser feito, errando e aprendendo com os erros. Também podemos dar uma pausa no trabalho duro para apreciar o voo das borboletas. Em quem você se inspira?

Tenha paciência, busque conhecimento, esteja perto das pessoas certas, faça todo dia algo que lhe aproxime do seu sonho – mas aja e não fique esperando. Um dia você também será uma borboleta transformada, livre e feliz!

Gostou do artigo? Confira dois conteúdos que indicamos para você:

Comentários

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *