Dicas

A maneira ideal de lavar jalecos

A maneira ideal de lavar jalecos
Compartilhar | Comentar

Como lavar o nosso jaleco de todo dia? O correto realmente é fazer isso diariamente, a não ser que ele seja descartável. Lembre-se também de sempre trocá-lo se tiver molhado, pois ele não servirá mais como barreira e proteção.

Jaleco ou avental: Como lavar e transportar?

Na minha cabeça, jaleco era jaleco e avental era o de cozinha. Mas, estava enganada! Hoje temos vários tipos de jalecos ou aventais: com manga curta ou longa, com punhos curtos ou compridos, com gola de padre ou sem gola, com detalhes em outra cor, com logo, alguns dizem ser tecido impermeável, outros se intitulam bactericida, outros são de plástico (no caso dos aventais).

Como tirá-lo?

Dobrando-o pelo avesso. Nunca os guardar juntos de objetos pessoais e não o misturar com jalecos limpos.

Como transportá-los?

Sempre em sacos fechados e do avesso, quando sujos. Depois de limpos, nunca os transportar em cabides sem proteção, pois assim eles recebem toda poeira do caminho até chegar no ambiente de trabalho.

Onde lavá-los?

Se o ambiente de trabalho fornecer esse serviço ou ter um local para você fazer isso, ótimo! Assim, não contaminamos nossa casa, nosso carro e outras roupas caso não seja feito os procedimentos corretos.

Como lavá-los?

Lavar sempre separado das demais roupas.

Hipoclorito de sódio 1%: (Confira o produto)

Se a eleição do desinfetante for hipoclorito, ele é alcalino. Você precisa deixar seu jaleco de molho (nunca em água fervente) de 30 a 60 minutos. Esse processo se chama umectação.

Dicas Importantes:

– Quanto mais você deixar em contato com o hipoclorito, mais estraga a fibra do tecido e pode deixar o tecido amarelado. Por isso, fique atendo a quantidade de referência: 1 parte de hipoclorito 1 % para 6 partes de água.

– O hipoclorito é termo sensível e o maior erro é colocá-lo em água quente, pois em contato com a água com temperatura maior que 35ºC ele perde sua função.

– Ele tem poder alvejante e desinfetante. Não o usar em jalecos que tenham cor misturados ao branco.

– Na concentração de 300 à 400ppm ele já mata a salmonella e a pseudomonas.

Percarbonato de Sódio ou Perborato (Referência: Vanish)

Deixá-lo de molho em água fervente ou morna por 30 minutos, depois promover a lavagem normal separada das demais roupas. Esse pode ser usado para roupas com cor se comprado para uso em roupas coloridas e tem uma vantagem de conservar a trama do tecido por ter um PH mais neutro, não danificando o tecido com o tempo. O oxigênio liberado pelo percarbonato age na sujeira e a desloca. Ele também faz o branqueamento (sem alvejar e desbotar) e reaviva a cor.

Autoclavá-los antes de lavar é indicado?

Tudo que não é limpo não é esterilizado, lembra? Então não é o mais indicado.

 

Sobre o Surface UV – MMO

Esse é um aparelho de Desinfecção de Superfícies de luz UV que mata até 99,9% dos micro-organismos segundo estudos comprovados. Ele não pode ser usado no corpo, portanto, tire o jaleco e passe a luz bem próxima (1 cm aproximadamente) para fazer varredura.

(Clique aqui e confira o produto)

 

Independente da escolha, depois de proceder a lavagem, passe e o coloque em um saco fechado.

Todo mundo fala que informação é tudo!

Então, agora que já estão bem informados sobre a lavagem, a dica essencial e que alguns profissionais “esquecem”: Não use o jaleco fora do consultório.

Ao invés de nos protegermos com o jaleco, se não fizermos tudo da maneira correta, podemos colocar nós e quem nos rodeia em risco.

Gostou das dicas? Compartilhe em suas redes sociais para que mais colegas estejam informados.

Gostou do artigo e quer receber mais conteúdo como esse na sua caixa de entrada? Coloque seu email aqui embaixo que do resto a gente cuida.