Dicas para comprar ou alugar um imóvel para consultório odontológico

Dicas para comprar ou alugar um imóvel para consultório odontológico
Compartilhar | Comentar

Imóveis para consultório tem características particulares para serem atendidas. Quando está começando um novo negócio é importante analisar todos os cenários possíveis para não ficar no prejuízo. É preciso fazer o levantamento de custo os imóveis para alugar em Curitiba, além de considerar a possibilidade da compra do local.

A busca pelo consultório próprio acontece ao longo da carreira do profissional, para gerar mais autonomia nos atendimentos e até na conciliação da agenda. Mas diante da necessidade de empreender dos profissionais da odontologia vem a dúvida sobre qual a melhor opção, comprar ou alugar um imóvel para adaptar as necessidades do consultório.

Dicas para escolher o melhor local

A estrutura para instalação dos equipamentos necessários para atender os pacientes é fundamental na hora de escolher o melhor imóvel para montar seu consultório. Por isso, separamos algumas dicas interessantes para te ajudar na hora da busca:

Prédios novos e comerciais – essa é uma das saídas mais interessantes para montagem de um consultório odontológico. Os pontos mais interessantes dessa escolha são a portaria para auxiliar os pacientes e um local de fácil acesso.

Acessibilidade – não esqueça de oferecer aos pacientes a acessibilidade. Prédios novos oferecem a opção de elevador, estacionamento exclusivo para cadeirantes, entre outros.

Segurança – o consultório deve estar localizado em uma região mais segura e ainda oferecer condições para que seus pacientes não fiquem tão expostos aos riscos da violência das grandes cidades.

Localização – fundamental para desenvolver uma clientela específica. Não adianta seus pacientes se concentrarem na região norte de Curitiba e seu consultório ficar na região extremo sul. De fato, a distância dificulta a fidelidade dos clientes.

Estrutura especializada – se você tiver a possibilidade de se instalar em um prédio comercial com estrutura especializada para consultório médicos e odontológicos, essa pode ser uma excelente opção para diminuir custos com a montagem da estrutura específica para consultórios.

Qual a melhor opção: comprar ou alugar um consultório?

O primeiro passo é fazer um levantamento detalhado dos custos para iniciar esse negócio. É preciso fazer orçamentos relativos aos equipamentos e mobiliário necessário para atender os clientes da forma mais adequada.
Diante desses custos, mesmo aquelas pessoas que tenham uma boa reserva de dinheiro, a melhor opção pode ser o aluguel. Isto porque, nos primeiros meses do empreendimento é preciso ter um bom capital de giro para arcar com as despesas para manter o negócio aberto.

Até que os clientes se fidelizem de fato, é preciso estar preparado para manter as despesas em dia e por isso é preciso de um capital de giro extra.

Uma boa opção para os dentistas que buscam empreender é procurar nas imobiliárias em Curitiba algum espaço que atenda as necessidades da sua demanda de clientes.

Não é preciso abandonar a ideia da compra de um espaço próprio, mas no princípio do negócio é mais prudente fazer a locação, que demanda de uma quantia menor para iniciar o novo consultório.

Dicas para abrir seu consultório

Para você que está pronto para encarar essa nova etapa na sua carreira profissional, separamos algumas etapas fundamentais para quem deseja empreender em um novo consultório dentário e se tornar dono do próprio negócio.

#1 Etapa – Planejamento
Pense em todas as etapas para concretizar seu objetivo. Busque por espaços específicos ou casas para alugar em Curitiba que estejam de acordo com as suas necessidades estruturais e na localização ideal para atender os seus pacientes.

Nesse momento é preciso fazer uma previsão real dos gastos com a implementação do projeto, como:
• gastos com a reforma e reestruturação do imóvel;
• gastos com a compra de equipamentos;
• gastos com funcionários;
• gastos fixos – água, luz, internet, aluguel, marketing;

É importante levar em consideração todos os aspectos para crescimento da empresa, inclusive se o imóvel permite expansão para ampliar o consultório futuramente.

1. Definindo o público-alvo
Esse ponto é muito importante na hora de decidir o local para compra ou locação do consultório. Você precisa definir qual a clientela que irá atender para buscar uma localização geográfica mais adequada e trabalhar o marketing do consultório.

2. Fatores que interferem na escolha do local
Além da localização é preciso também estar atento as regras sanitárias para funcionamento do consultório odontológico. Procure conhecer os itens que fundamentam a abertura e funcionamento do consultório na sua cidade.
Defina previamente se você terá um sócio ou será o único profissional atendendo na clínica, isso vai influenciar diretamente no tamanho necessário do imóvel para acomodar o consultório.

#2 Etapa – Execução
Com o planejamento do novo empreendimento em mãos é hora de tirar a empresa do papel. A partir desse momento é preciso começar a trabalhar de acordo com o cronograma planejado.

1. Estrutura do espaço
Nesse momento é hora de começar as obras e reformar o espaço escolhido. É preciso fazer a instalação dos equipamentos necessários e a definir a decoração do local. Lembre-se que é preciso reservar um espaço agradável para acomodar os pacientes que aguardam pelo atendimento na sala de espera.

2. Contratação de funcionários
Com a parte estrutural finalizada é hora de contratar os funcionários que farão parte da equipe do consultório. É preciso uma pessoa para atender aos pacientes e organizar a agenda do profissional. Alguns dentistas, por suas especialidades específicas, necessitam de profissionais que auxiliam nos seus procedimentos. Se for o caso, é preciso buscar esse profissional específico.

3. Marketing
Chegada a hora de abrir as portas, é preciso fazer um bom trabalho de marketing e propaganda do novo consultório para atrair os pacientes. O serviço prestado pelo dentista pode ser divulgado e atrair novos clientes, como qualquer outro tipo de serviço ofertado.

#3 Etapa – Controle
Como todo empreendimento é necessário que o proprietário faça uma boa gestão dos recursos e tenha controle sobre os gastos e a receita do consultório. Alguns softwares específicos para controle de atividades em consultórios odontológicos podem ser uma ferramenta interessante para manter o controle da empresa.

Gostou desse artigo sobre os itens necessários para montar seu consultório odontológico? Então compartilhe esse post com os seus amigos através das suas redes sociais.

Gostou do artigo e quer receber mais conteúdo como esse na sua caixa de entrada? Coloque seu email aqui embaixo que do resto a gente cuida.