Odontologia minimamente invasiva no congresso odontológico do Japão

Odontologia minimamente invasiva no congresso odontológico do Japão
Compartilhar | Comentar

Eu tive a oportunidade de participar do The 8th World Dental Meeting in Japan & World Dental Show 2018em Yokohama, no Japão. E mesmo terminado o congresso, permaneço anestesiada com a quantidade de informações e conhecimentos adquiridos durantes estes três dias de palestras.

Acompanhei alguns dos diversos ciclos de palestras que, infelizmente, ocorrerem simultaneamente, então não era possível assistir a todas. Minha vontade era de estar em cada sala ao mesmo tempo. A quantidade de temas interessantes sobre a odontologia era infinita, porém também tive a restrição quanto ao idioma, pois muitas das palestras não teriam tradução simultânea do Japonês para o Inglês.

Sou Periodontista e, para minha felicidade, haviam diversos conteúdos na área de Perio-Implante que tinham traduções simultâneas. Os palestrantes convidados já falavam em inglês, porém os demais palestrantes do mesmo ciclo eram japoneses e eu necessitava da tradução. Digo isto, pois até cometi uma gafe: em um dos ciclos não haveria tradução e nesta sala, Dra. Marisa Roncati, professora italiana, iria abordar um tema extremamente interessante para mim, o tratamento periodontal não cirúrgico. Mas os demais seriam todos japoneses e apesar de ser um tema da minha especialidade, o idioma japonês não facilitaria nada a compreensão.

Desta forma, acabei mudando de sala e assisti à palestra do Dr. Domenico Ricucci sobre preservação da polpa dental. Não é minha especialidade, mas foi fantástico o aprendizado recebido. E por fim, retornei à sala em que Dra. Marisa Roncati iria palestrar.

Resumindo um pouco, se é que é possível. Observei a abordagem que costumamos muito ouvir: a “o”. Em todas as três especialidades em que pude acompanhar através das palestras (Endodontia, Periodontia e Implantodontia) este conceito foi muito apontado pelos palestrantes.

Na Endodontia, muito foi falado sobre a pulpotomia e o uso de MTA. Na Periodontia e na Implantodontia, a abordagem conservativa também esteve presente:

  • o uso de laser de alta potência no tratamento não cirúrgico periodontal;
  • o uso de microinstrumentais na tentativa de diminuir as indesejáveis, porém inevitáveis recessões gengivais durante o tratamento conservador periodontal;
  • a utilização de microscopia; técnicas cirúrgicas menos invasivas, com a preservação da papila interdentária;
  • regeneração periodontal com diferentes materiais sintéticos e autógenos;
  • o uso de “mock up”s e seus diferentes tipos para cirurgias guiadas;
  • diferentes abordagens sobre o tratamento com implantes imediatos e tardios.

Enfim, foram tantos temas sensacionais que certamente renderiam páginas e páginas por aqui.

O que eu posso dizer sobre esta experiência?

Este congresso despertou em mim, no instante seguinte ao término de cada ciclo de palestras, colecionar mais uma gama enorme de artigos científicos, além dos que já estudei até o presente momento, e depois disso sentar no mocho e usar todo o conhecimento adquirido.

Os japoneses sempre dizem “Gambatte”, em outras palavras: Faça o seu melhor, dê o seu máximo. Além disso, eu acrescento o que um senhor japonês me disse em inglês: “Never give up!” ou Nunca desista! Estas palavras, eu as guardarei comigo e insisto: Nós, dentistas, não devemos nunca parar de nos atualizar, devemos estar sempre abertos a receber informações novas e sermos críticos para assim, oferecer o melhor tratamento aos nossos pacientes baseado em evidências científicas.

Nossa profissão é incrível e promover saúde e bem estar aos nossos pacientes é nossa função!

Gambatte & Never Give up! Arigato.

Assista ao vídeo que preparei sobre o congresso CLICANDO AQUI

Dra. Priscila Tavares – Formada pela FOUSP (2012); Especialista em Periodontia pela APCD–SJC (2014) Aperfeiçoamento em Cirurgia Plástica Periodontal pela SLMandic (2017); Mestranda em Ciência e Tecnologia pela UNESP-SJC (2017-2019); Estagiária Ouvinte na Clínica Odontológica Tsukiboshi em Aichi – Japão (2018).

Sobre o Evento

The 8th World Dental Meeting in Japan & World Dental Show 2018 – Yokohama

O congresso “The 8th World Dental Meeting in Japan & World Dental Show 2018” promovido pela QUINTESSENCE PUBLISHING ocorreu entres os dias 05 a 07 de outubro de 2018, na cidade de Yokohama, no Japão e reuniu centenas de expositores nacionais japoneses e internacionais e cerca de 500 palestrantes. Dentre eles, 51 renomados palestrantes internacionais. A lista completa, você pode conferir no SITE.

Gostou do artigo e quer receber mais conteúdo como esse na sua caixa de entrada? Coloque seu email aqui embaixo que do resto a gente cuida.