Casos Clínicos

Caso clínico: reabilitação estética anterior com facetas pré-fabricadas

Caso clínico: reabilitação estética anterior com facetas pré-fabricadas
Compartilhar | Comentar

Paciente do gênero feminino procurou a clínica e apresentou como queixa principal a falta de estética de seu sorriso, o qual possuía alteração de forma e de cor. Optou-se então pela confecção de facetas pré-fabricadas empregando o sistema Componeer, da Coltene.

Facetas pré-fabricadas em resina: uma nova alternativa restauradora

Começamos com o protocolo fotográfico e checando as guias de oclusão da paciente.

Foto inicial.

Após essa etapa inicial, realizou-se a seleção das facetas. O kit Componeer, da Coltene, oferece uma escala com 4 tamanhos (P,M,G,GG) e, com base nela, optou-se pelo tamanho “M” para a paciente.

Seleção do tamanho da faceta: M.

Na seleção da cor, optou-se por A1/B1 para dentina seguindo a escala de cores da resina Brilliant NG, também da Coltene e associado à faceta do sistema Componeer na cor “Bleach”.

Seleção da cor: A1/B1 dentina e faceta Bleach.

Após essas etapas, começamos o preparo dentário para facetas diretas convencionais com auxílio da ponta diamantada número 4138.

Foto do preparo.

Iniciando o protocolo restaurador, realizou-se o condicionamento dentário com ácido fosfórico a 37% durante 30 segundos e a aplicação de sistema adesivo, individualizando os preparos com uma tira de poliéster. O tratamento da faceta pré-fabricada foi realizado com ácido fosfórico a 37%  para a limpeza da superfície interna da restauração e a aplicação do sistema adesivo. Após esses procedimentos, cobrimos toda a face interna da faceta com a resina composta previamente selecionada (Brilliant NG cor esmalte A1/B1) e cobrimos a face vestibular do dente também, tendo mais segurança na hora da cimentação, evitando bolhas e algum espaço sem a resina de cimentação para que não ocorra alguma infiltração no futuro. O conjunto foi levado ao dente correspondente e promoveu-se a remoção dos excessos com fio dental e espátulas de resina.

Ataque ácido.

Após remoção dos excessos, realizou-se a fotopolimerização da resina composta por 1 minuto em cada dente.

Após a cimentação, foi realizada a remoção dos excessos com lâminas de bisturi nº 12, brocas multilaminadas e pontas de silicone. O resultado obtido foi imediato e satisfatório.

Facetas cimentadas.
Resultado final.

Mais baratas do que as versões de porcelana, as facetas em resina ganham mercado

Conclusão: as facetas pré-fabricadas do sistema Componeer vêm conquistando o mercado principalmente por serem de fácil manuseio e por permitirem que o procedimento – o qual dura em torno de 3 horas – seja realizado no mesmo dia, o que representa uma economia de tempo para o paciente e para o profissional. Consideravelmente mais baratas do que as versões de porcelana, nota-se que as facetas em resina composta oferecem resultados tão bons quanto àquelas e deixam os pacientes igualmente satisfeitos.

Autor: Dr. Wilson Raphael Barbosa Filho, cirurgião-dentista em Alagoas.

Gostou do artigo e quer receber mais conteúdo como esse na sua caixa de entrada? Coloque seu email aqui embaixo que do resto a gente cuida.