Dicas

O absorvente perfeito para controlar a saliva

O absorvente perfeito para controlar a saliva
Compartilhar | Comentar

Todos os nossos procedimentos restauradores e adesivos não são compatíveis com umidade. Parece até uma piada de mau gosto, pois trabalhamos em uma região naturalmente molhada, e dependendo do indivíduo, muito molhada. Algumas situações no consultório nos deixam em maus lençóis, não é mesmo?

Para resolver essa incompatibilidade dos nossos materiais com o meio bucal, temos como primeira opção usar o isolamento absoluto, que sem dúvida nenhuma resolve esse problema. Porém, não são em todas as situações que conseguimos usar o isolamento absoluto e também não são todos os dentistas que o usam em sua rotina odontológica.

Pensando nisso, vou lhes apresentar uma opção que eu adoro e que tenho uma boa experiência para poder indicar para os colegas que buscam uma opção mais prática para o controle da umidade durante os procedimentos restauradores; Ele se chama NeoDrys.

É um absorvente de saliva que permite que você tenha 15 minutos de boca seca. Ele está disponível em dois tamanhos (pequeno e grande), e também com a parte interna branca ou reflexiva.

Disponível em dois tamanhos (pequeno e grande), e também com a parte interna branca ou reflexiva.

Para usar é bem simples! Confira o passo a passo:

  1. Remova toda a restauração antiga/cárie;
  2. Selecione todo o material restaurador (adesivo, ácido fosfórico, resinas, sistema de matrizes, etc.) deixando tudo à mão;
  3. Coloque a parte amarela (tamanho pequeno) ou azul (tamanho grande) voltada para a bochecha do paciente do lado que você está trabalhando;
  4. Localize a saída da glândula Parótida (região de molares superiores) e pressione como se quisesse fechar a saída com o Neodrys;
  5. A parte amarela ou azul ficará bem grudada na saída da glândula e na bochecha do paciente;
  6. Após o término do seu procedimento restaurador, você deve molhar usando um spray de água e descolar delicadamente o absorvente de saliva; ele sai bem cheio, parecendo uma almofada;
  7. Finalize com ajuste oclusal, acabamento e polimento.

Dicas da dentista:

Eu uso com mais frequência o de tamanho pequeno (amarelo);

Gosto de utilizar o que tem a parte interna reflexiva, pois deixa a área de trabalho mais clara;

Em cimentações já utilizei um absorvente de cada lado para garantir um controle melhor de umidade e o resultado foi excelente.

Eu fico muito feliz em poder ajudar e compartilhar dicas que poupem tempo no nosso dia a dia clínico, sem perder a qualidade.

Beijos carinhosos e até a próxima dica!

Gostou do artigo e quer receber mais conteúdo como esse na sua caixa de entrada? Coloque seu email aqui embaixo que do resto a gente cuida.