Gestão e Marketing

Saiba o que é branding e como aplicá-lo em seu consultório

Saiba o que é branding e como aplicá-lo em seu consultório
Compartilhar | Comentar

O tempo todo, as pessoas estão criando imagens mentais sobre você, o seu trabalho e o seu consultório. Sempre que elas te encontrarem pelas redes sociais ou quando ouvem falar de você, cria-se uma imagem, ou seja, uma interpretação baseada nos 5 sentidos dela.

Isso a faz criar as primeiras impressões, e depois, baseada em suas percepções, tira alguma conclusão sobre você, ou seu consultório. Isso é como o cérebro humano funciona, e pode ser aplicado estrategicamente no dia a dia dos consultórios. As estratégias baseadas nos 5 sentidos do ser humano é chamada de branding

Mas por que você, como dentista, deveria se preocupar com isso?

A imagem que os seus pacientes tem sobre você e seu consultório está relacionado ao valor e o tipo de cliente que você temPor exemplo, se você tem uma reunião com alguém para uma parceria de negócios, e essa pessoa chega em carro de luxo, seu cérebro cria uma imagem dessa pessoa. Você imagina que ela é uma pessoa bem-sucedida e que pode agregar valor à parceria. Já se a pessoa chega um um carro sujo, seu cérebro criará outra imagem, a de uma pessoa bagunçada e que não consegue ir muito longe.

Com essas primeiras percepções, o nosso cérebro já criou imagens e colocou o candidato número 1 em vantagem! Você pensa que não devemos julgar pelas aparências e que existem outros fatores importantes. Mas o nosso cérebro faz isso o tempo todo! A primeira impressão é a única chance que temos de mostrar nossos valores e conquistar os clientes certos. Mais uma razão para dedicar atenção a primeira impressão.

Se você não fizer nada, as pessoas criarão suas próprias percepções do seu consultório, podendo não ser a ideal. Portanto, é importante criar a SUA imagem, aquela que você realmente deseja transmitir. Coisas simples como, por exemplo:

  • Sua logo marca;
  • Suas redes sociais; 
  • Sua fachada e recepção;
  • Seu uniforme;
  • Seu atendimento.

Cada detalhe desses compõem uma imagem sobre você como dentista, então comece a criar estratégias de branding para que esses detalhes passem a imagem real que você deseja transmitir, e assim atraia as pessoas certas (pacientes ou parceiros) que valorizam você!

Como criar sua estratégia de branding?

Na hora de determinar a estratégia de marketing do seu consultório, é importante levar em conta várias questões. Enumerei as 5 principais para estabelecer um projeto de branding inicial completo e bem estruturado:

  1. Qual é a transformação que você proporciona aos pacientes?
  2. Quais as qualidades que você deseja que seu paciente associe a você e seu consultório?
  3. Qual o seu propósito? Porque você faz o que faz?
  4. Quais os seus valores?
  5. Quais sensações você quer que seu paciente tenha quando estiver no seu consultório?

Respondendo a essas perguntas, você poderá criar a imagem ideal do seu consultório, e estender essa mensagem através da comunicação visual. Criando uma marca com significados reais e que conectam com o seu paciente.

Gostou do artigo e quer receber mais conteúdo como esse na sua caixa de entrada? Coloque seu email aqui embaixo que do resto a gente cuida.