Dicas

Odontologia: 5 segredos da profissão

Odontologia: 5 segredos da profissão
Compartilhar | Comentar

Então você está considerando ser dentista? Está no primeiro ao da faculdade de Odontologia e quer saber algumas características da profissão? Fique ligado na lista a seguir onde falaremos sobre 5 segredos do dia a dia do cirurgião dentista.

1 – Horários Alternativos

Se você procura uma profissão com horários certos e estáveis, dentro do considerado horário comercial (segunda a sexta), odontologia pode ser um grande desafio para você. Isso por que cirurgiões-dentistas realizam atendimentos com frequência aos sábados, domingos e até mesmo feriados, principalmente se você atender casos de urgência. Na busca de horários de melhor conformidade para nossos pacientes, muitas vezes sacrificamos finais de semana em prol do atendimento e satisfação dele. É claro que você pode escolher não atender, mas tenha certeza de que alguém atenderá, o que te deixará possivelmente a um passo atrás.

2 – Sangue e Saliva

Fluídos corporais que sempre estão em contato com a rotina de todo dentista. Mesmo de luva e com todos equipamentos de proteção individual, a gente tem que se acostumar com sangue e saliva. Não tem jeito! Se você desmaia ao ver sangue terá aí um probleminha a ser resolvido. Obviamente que isso pode ser vencido durante o período da faculdade onde você terá um período longo para se acostumar com algumas situações.

3 – Paciência

É fato que o cirurgião-dentista precisa ouvir! Assim como muitos profissionais de saúde, a gente precisa de paciência e calma. Não dá para fazer as coisas correndo, porque a pressa faz instrumentos caírem no chão e pular passos vai alterar o resultado final dos tratamentos. Dentistas precisam gostar de trabalhar com pessoas.

4 – Estudar muito

A gente dificilmente para de estudar; mesmo em outras profissões. Na Odontologia a gente é bombardeado com muitas novidades, estudos e novas técnicas. Como saber quais são realmente boas e viáveis? Estudando. Estudar uma especialização é quase que obrigatório hoje em dia para se diferenciar no mercado de trabalho. Estude em livros e artigos científicos de renome. Ah, embora você encontre muito conteúdo bacana e que possa lhe despertar o interesse por saber mais, nada de “cortar caminhos” estudando pelo Instagram, hein?

5 – Vários locais de trabalho

Se você escolher se tornar um cirurgião-dentista, saiba que pode ter mais de um local de trabalho. De manhã na zona sul, de tarde na zona norte, terças e quintas em uma cidade, segundas e quartas em outra. Isso é muito comum. Acumular empregos complementa a renda. Trabalhar em um emprego fixo e em consultórios diferentes também é usual.

E aí, gostou? Pode ficar de olho que logo teremos mais segredos da odontologia; uma ótima profissão, com muito trabalho e dedicação.

Um abraço!

 

Gostou do artigo e quer receber mais conteúdo como esse na sua caixa de entrada? Coloque seu email aqui embaixo que do resto a gente cuida.