Casos Clínicos

Overlays Indiretas de Compósitos Nano-Híbridos nas correções oclusais classe II de Angle

Overlays Indiretas de Compósitos Nano-Híbridos nas correções oclusais classe II de Angle
Compartilhar | Comentar

Diagnóstico:

Paciente Sr. G. M., sexo masculino, 28 anos de idade. Oclusão CL II de Angle com Overjet de 6mm e apresentando atresia das arcadas superior e inferior. Esmalte rígido com poucas restaurações CLI de compósitos nos dentes posteriores.

Plano de tratamento:

Plano A:  Proposto Cirurgia Ortognática para expansão das arcadas com avanço mandibular.

Plano B: Proposto utilização de Ortodontia auto ligável com aparelho removível expansor tipo Planas e avanço madibular com overlays semi-diretas de compósitos nano–híbridos nos dentes posteriores (apenas na arcada inferior) e resinagem direta nos dentes anteriores. Durante a ortodontia, observamos que a ATM junto aos músculos, ligamentos e propriocepção da região, permitia o avanço mandibular de forma confortável (cêntrica longa).

Execução do tratamento:

Após o paciente aceitar o plano B e ciente de suas possíveis limitações, foi realizado o seguinte tratamento:

Foram realizadas moldagem de ambas as arcadas com silicone de adição (Variotime – Heraeus Kulzer, Alemanha), registro de mordida, montagem em articulador e enceramento dos dentes posteriores com vertente rasas (25º) e guia canino de 45º. Construíram-se muralhas guia de silicone transparente (Elite – Zermack), prensagem dos overlays com a resina nano–híbrida Charisma Diamond (Heraeus Kulzer, Alemanha). Uma vez finalizadas as restaurações, procedeu-se à cimentação dos overlays, ajuste oclusal e resinagem dos dentes anteriores com o mesmo compósito, Charisma Diamond, devido alta resistência mecânica, elevado módulo de elasticidade e excelentes propriedades ópticas de translucidez, opalescência e fluorescência que o material possui.

 

Autor:  Daniel Cassiolato

Fonte: Heraeus Kulzer

Gostou do artigo e quer receber mais conteúdo como esse na sua caixa de entrada? Coloque seu email aqui embaixo que do resto a gente cuida.