Dicas

Dicas para planejar e organizar o seu consultório

Dicas para planejar e organizar o seu consultório
Compartilhar | Comentar

Montar um consultório ou clínica é algo que deve ser muito bem planejado. Escolher o local ideal não é tarefa fácil e é muito importante definir o público-alvo e conhecer bem o mercado da região pretendida. Após definição do local, vem o projeto e junto dele uma série de aspectos que devem ser levados em conta. Ter um arquiteto para orientar e realizar o projeto ajuda muito – mas a experiência do dentista também é indispensável nesse momento. Pois é o profissional, o dentista, que saberá exatamente do que precisa; e com essas informações o arquiteto poderá projetar e adequar tudo da melhor maneira possível.

Eu sou formada há mais de 14 anos, então sabia exatamente o que queria no novo projeto. Para aquele que vai montar uma clínica ou consultório e não tem experiência é bom considerar conversar bastante com quem tem conhecimento na área.

Consultar a vigilância sanitária da cidade onde será montado o consultório ou clínica é um dos primeiros passos. Pois há algumas exigências que precisam ser seguidas e certamente é bom saber antes de tudo começar para evitar problemas depois. Dependendo do local, eles exigem o projeto antes de iniciar a obra.

O projeto dos móveis

Alguns pontos são muito importantes, mesmo parecendo insignificantes num primeiro momento. O projeto dos móveis e suas divisões de armários, gavetas, etc.. Primeiro, pense em tudo que gostaria de guardar e como queria fazer a disposição de todos materiais que tem no momento do projeto dos móveis, como:

– Local para guardar papelaria, jalecos, prateleiras com espaço adequado para colocar galões de água destilada e álcool;
Gavetas rasas para colocar material de consumo, gavetas médias para guardar instrumentais;
– O local adequado para guardar os materiais de higiene e limpeza, como: vassoura, balde e panos, bem como varal, tanque, etc.;
– Também é importante pensar onde ficará a parte de escritório: computador, impressora e outros eletrônicos.

Depois dessa etapa, será mais fácil definir a localização de todos os pontos de luz que serão necessários. Evitando, posteriormente, a necessidade de usar extensões e canaletas – que são bem inestéticas. Dá para notar que quanto mais detalhado, melhor o projeto ficará? E que um arquiteto não tem como planejar tudo isso sem informações do profissional? É como fazer um closet para as roupas, quanto mais adequado à realidade de cada um, melhor o resultado.

Crie a sua marca, entre nas redes sociais e inove

Além de toda essa parte dos móveis, inicie um planejamento da criação de uma logomarca e papelaria, um site e também criação de perfis nas mídias sociais – hoje em dia isso é primordial. Também é interessante fazer um projeto pensando no bem estar dos pacientes, detalhes que certamente farão a diferença.

Você poderá posicionar a cadeira odontológica em outro ângulo, a minha, solicitei a instalação voltada para a janela com vista para uma área verde, o que gera tranquilidade. Tenho à disposição manta sempre cheirosa para os pacientes mais “friorentos”, ambiente climatizado, sala de preparo e repouso (pós-cirurgia ou antes de procedimentos), ambiente acolhedor (sem cara de consultório), bebidas quentes e geladas, estacionamento amplo no local, ambiente aromatizado, entre outras.

Cada pessoa pode personalizar e pensar no que considera mais importante e que se adeque à realidade de cada um. Ah, e mais uma outra dica: eu optei por não colocar televisão na recepção, pois hoje em dia as pessoas usam seus smartphones nesses momentos. Então deixei de lado a TV e coloquei música ambiente, wifi livre e tomadas em pontos estratégicos para carregar celulares e tablets.

Vou deixar algumas fotos dos ambientes para vocês se inspirarem:

Espero que tenham gostado das minhas dicas!

Autora: Dra. Vanessa Mortari Thiesen – Especialista em Ortodontia; atua com Harmonização Orofacial e ministra cursos na área; Capacitada para uso de Preenchedores Faciais e Toxina Botulínica em Odontologia/MARC – Institute de Miami; membro da Sociedade Brasileira de Toxina e Implantes Faciais (SBTI).

Instagram @dravanessathiesen

Gostou do artigo e quer receber mais conteúdo como esse na sua caixa de entrada? Coloque seu email aqui embaixo que do resto a gente cuida.