Por que você deve se tornar adepto a odontologia digital

O digital já é uma realidade e, é claro, na Odontologia não poderia ser diferente!

Estamos presenciando a era da revolução digital. A maneira como vivemos e trabalhamos mudou drasticamente ao longo dos últimos anos: os mercados e as economias de um passado não tão distante foram substituídas por ofertas de serviços 24 horas por dia, 7 dias por semana, integrados de maneira global.

Por meio dos smartphones, temos acesso rápido e seguro na palma da mão a uma série de serviços e produtos que antes seriam considerados possíveis apenas em filmes de ficção cientifica. O mundo definitivamente mudou.

Odontologia digital não é apenas um conceito que está na moda e logo irá passar. A digitalização dos fluxos de trabalho na rotina clínica, desde o atendimento, o primeiro contato com o cliente, até a finalização de uma reabilitação, oferece benefícios significativos como a otimização na comunicação entre profissionais da área, melhoria na qualidade dos trabalhos, economia de tempo e redução de custos.

Considerando esses fatores, é uma questão de tempo para adesão/migração dos cirurgiões dentistas para o fluxo digital.

No mercado atual existem diversas possibilidades de equipamentos, assim como diversos cursos de capacitação e implementação. Antes de adquirir qualquer ferramenta, busque informações a fim de conhecer o que faz sentido e o que mais se adequa à sua realidade clínica.

E o mais importante: procure respeitar a curva de aprendizado. Assim você irá trabalhar de maneira consciente e com maior eficiência em sua clínica, usufruindo dos benefícios da tecnologia, sem entrar em conflito com ela.

 

Mas como a Odontologia Digital otimiza a minha rotina clínica?

Menos papel, mais espaço, organização e controle

O primeiro passo em direção ao digital, já deve ter sido dado por você e talvez você não tenha percebido: Os Softwares de gerenciamento de consultórios e clínicas, possibilitam o compartilhamento de agendas, controle de procedimentos, controle financeiro, organização com estoque, compra de material e pagamento de laboratórios.

 

Além de muitas outras vantagens, que permitem maior controle e organização. Pode ser a alegria ou tristeza de qualquer administrador, dentista ou secretária. Tudo irá depender do quão otimizado e fácil é o software, ser acessível e intuitivo é imprescindível.

Mas vai exigir dedicação e estudo para que possa ser bem aproveitado. Se for bem alimentado pode te dar excelentes relatórios e polpar muito tempo em frente a planilhas.

Digitalização e planejamento digital

Imagine a sequência de confecção de laminados ou uma reabilitação no fluxo digital:  Realiza-se um protocolo de fotos detalhado, solicitação dos exames de imagem, arquivo DICOM (tomografia computadorizada) / panorâmica ou tomadas de periapicais com o RX digital, depois o escaneamento intraoral com a obtenção do arquivo STL.

Com isso, você tem todas as informações necessárias relativas ao paciente, para realizar o planejamento do tratamento, tudo digital, nada físico. Para profissionais que possuem o escâner TRIOS da 3Shape, existe ainda a possibilidade de capturar informações adicionais riquíssimas, como o registro da oclusão estático e dinâmico com a simulação dos movimentos excursivos do paciente (lateralidade e protrusão).

Além disso, é possível simular a nova anatomia e posição dos laminados, para melhorar a comunicação com o paciente e entender suas expectativas. Todas essas informações vão através de um clic para o laboratório. Mais agilidade, biossegurança e precisão!

Diferente do que acontecia no passado, onde tínhamos uma sala reservada para o armazenamento de modelos de estudo/gesso, estes arquivos digitais são hospedados de maneira muito rápida em nuvens, onde ficam à disposição para envio ou download a qualquer hora, otimizando o espaço físico do consultório.

Além de uma comunicação mais eficiente e rápida com o laboratório e outros profissionais parceiros, o fluxo digital também facilita a comunicação com o paciente.

Mostrar e discutir com eles o planejamento do sorriso em 2D (Smile Design) e, também, os escaneamentos, facilitam o entendimento de ambas as partes, do que é desejado e do que é possível. Além de funcionar também como ferramenta de conversão e vendas, com os pacientes aderindo mais facilmente ao tratamento proposto.

Vantagem da odontologia digital para o laboratório

O fluxo digital pelo laboratório, além de ser um processo significativamente mais rápido, fiel e limpo permite o uso de softwares que desenham as próteses com adaptação mais precisa, melhoram pontos de contato, realizam ajuste fino da oclusão diminuindo significativamente a chance de retrabalho e o tempo de consulta de instalação, já que exige menos ajustes.

Seu laboratório, já possui diversos fluxos digitais, entretanto quando você envia uma moldagem para ele, há o transporte, tempo, vazamento do gesso, com todas as variantes que podem gerar alterações e problemas, sem citar a contaminação do molde.

E após o vazamento do trabalho, o laboratório posiciona o modelo no scanner de bancada. Grande parte já trabalha assim. Logo scanear no consultório, diretamente a boca do paciente, eliminando todas as etapas do analógico tem grandes vantagens.

Soluções digitais = planejamentos completos e personalizados

As soluções digitais permitem a realização de planejamentos mais completos e personalizados, melhoram a comunicação e diminuem as barreiras entre as partes envolvidas no tratamento, aproximando as perspectivas de dentistas, pacientes e técnicos.

Para os pacientes, o fluxo digital permite oferecer tratamentos mais confortáveis, rápidos previsíveis e com alta qualidade. A comunicação entre dentista e paciente também se torna mais clara e assertiva, elevando o nível de confiança e o engajamento dos pacientes fator muito relevante para a fidelização do cliente.

Odontologia digital é para todos!

A agilidade e a economia de tempo, tanto nas diferentes etapas dos processos como no tempo de atendimento clínico, é um fator a ser considerado.

Numa época em que o urgente está sendo usado como rotina, esse novo mindset permite que o tempo economizado seja revertido para um atendimento ainda mais personalizado, para iniciar novos casos, ou simplesmente para melhor qualidade de vida.

O fato é que ninguém mais aceita um tratamento odontológico com diversas consultas, longas e desconfortáveis.

Artigo produzido em parceria com nosso time de consultores digitais. 

E você, está pronto para se transformar em um dentista digital?

✍️ Deixe seu comentário

📢 Compartilhe com os amigos

🕵 Siga nossas redes:

 Facebook

 Instagram

 Twitter

 Pinterest

 TikTok

➡ Youtube

➡ Ouça nosso Podcast

Comentários

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *