Mercado

Quais as vantagens da Educação a Distância?

Quais as vantagens da Educação a Distância?
Compartilhar | Comentar

Nos dias de hoje, os profissionais da saúde enfrentam bastante dificuldade com o acesso à formação continuada. Por apresentarem horários de trabalho flutuantes, a educação a distância se torna uma ótima uma opção.

O tempo gasto com deslocamentos entre seus locais de trabalho e o tempo com cursos de formação presencial podem reduzir a receita destes profissionais, uma vez que interrompem o atendimento em seus consultórios.

Pense em fazer um curso ou assistir uma aula de seu interesse em qualquer lugar com acesso a internet e no horário de sua preferência. Pense também num encontro virtual com seu professor (tutor) ou com um grupo de dentistas de várias partes do Brasil ou do mundo.  

Falo de uma tendência: a Educação à Distância (EaD) como forma de capacitação complementar é uma crescente em nosso país e uma poderosa estratégia para a educação permanente. Nessa produção de diálogo e cooperação, podemos discutir sobre assuntos científicos e de gestão em odontologia. Ainda assim, a educação à distância está caminhando para ser reconhecida como a melhor ou mais viável opção de ensino.

Este método realmente não proporciona uma relação humana aluno/professor, típica de uma sala de aula. Exige alguns conhecimentos tecnológicos (informática e multimídia) e enfrenta alguns obstáculos relacionados com a reduzida confiança neste tipo de estratégia educativa, por parte dos mais conservadores e resistentes à inovação e à tecnologia (ARETIO, 1994 apud SANTOS, 2002, p.12). Apesar disso tudo, as pessoas estão percebendo e propagando as inúmeras vantagens da EaD e estudos afirmam que em breve ele poderá ser uma opção te ensino exponencial e mais vista em nosso país.

Quais as vantagens do EaD?

 – Permite maior disponibilidade e ritmos de estudo diferenciados;

– Elimina barreiras de espaço e tempo, facilitando para pessoas que tenham dificuldades de deslocamento, ou de agenda para estudarem;

– Otimiza recursos com redução significativa de custos de formação, especialmente em tempo, viagens e estadias;

– Garante e promove a experimentação e a familiarização com a tecnologia e com novos serviços telemáticos;

– Torna o conteúdo dos cursos mais adequados e atraentes, especialmente os que se apresentam em formato multimídia e iguala oportunidades de formação adequadas às necessidades de várias parcelas da população (ARETIO, 1994 apud SANTOS, 2002, p.12).

Ela é uma poderosa estratégia para a educação permanente e esse novo agir na educação poderá levar dentistas e seus colaboradores a desenvolverem a competência continuada, por meio da cooperação, participação, responsabilidade e capacidade decisória. Nessa produção de diálogo e cooperação, pode-se discutir sobre assuntos científicos e de gestão em odontologia.

O mercado enfatiza a necessidade de múltiplas competências, desde a capacidade de trabalho técnico e presencial até as atividades que envolvem e gestão de um modelo de negócio.

Mas atenção!

Você é seu principal modelo de negócio. A autonomia na gestão de seu próprio trabalho, de sua carreira e na capacidade de trabalhar modo cooperativo é preciosa.  A EaD permite ritmos de estudo diferenciados, reduz barreiras de espaço e tempo, abre espaço para discussão profissional, networking e para pessoas que tenham dificuldades de deslocamento.

Por fim, um ponto bem legal: permite conciliar a aprendizagem com a atividade profissional e a vida familiar.

Portanto, a educação à distância deve ser encarada como uma forma de aprendizado adequado à dinâmica atual do mercado a como um diferencial na busca de desenvolvimento profissional.

Referências:

ARETIO, Lorenzo Garcia. Educación a Distncia Hoy. Madrid: Universidad Nacional de Educación a Distancia, 1994, p645.

SANTOS, Adrian Nicolaiev Pereira dos. Ensino à distância no Curso de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica – Uma nova Visão. Revista da Unifa, n.17, p.9-19, Dez. 2002.

 

 

Gostou do artigo e quer receber mais conteúdo como esse na sua caixa de entrada? Coloque seu email aqui embaixo que do resto a gente cuida.