Ortodontia

Qual broca é ideal para remover resina do aparelho ortodôntico?

Qual broca é ideal para remover resina do aparelho ortodôntico?
Compartilhar | Comentar

O sucesso do tratamento ortodôntico também está na remoção correta dos bráquetes. Dessa forma, de nada adianta um tratamento perfeito se durante a remoção o esmalte dentário sofrer danos irreparáveis.

Apesar das inúmeras vantagens da colagem direta dos acessórios ortodônticos, existem algumas desvantagens, como:

  • Danos à superfície do esmalte nos procedimentos de colagem (profilaxia com abrasivos, ataque ácido);
  • Danos durante a remoção da resina remanescente (prejudicial à estrutura do esmalte se for com instrumentos rotatórios inadequados);
  • Fratura no esmalte por força excessiva.

Assim sendo, o método de descolagem ideal deve remover o acessório e todo o adesivo aplicado no dente. A fim de diminuir alterações na superfície do esmalte.

A broca para remover o aparelho ortodôntico é um item fundamental. Cada modelo possui uma prescrição que deve ser analisada pelo ortodontista de acordo com sua técnica aplicada.

Considerações importantes na escolha da broca para a técnica

A broca de alta rotação Carbide Multilaminada é a que remove mais rapidamente a resina remanescente. Mas pode causar danos à superfície do esmalte, mesmo utilizando com cautela.

A broca Diamantada jamais deve ser utilizada pois prejudica a superfície dentária.

A broca Multilaminada Carbide Lisa ou Zircônica em baixa rotação é o sistema mais seguro para remoção do adesivo ou resina. Pois proporciona menor prejuízo à superfície do esmalte.

Todos os agentes de polimento são eficientes na redução das marcas abrasivas. Portanto, são indispensáveis para a obtenção de uma superfície mais lisa do esmalte. Entre eles estão os discos Sof-Lex (médio, fino e ultrafino) e borrachas de polimento. Considera-se o polimento final com pasta de polimento ou pedra pomes como um passo essencial para a redução das marcas abrasivas produzidas pelos instrumentos durante a descolagem e remoção do adesivo/resina. A pasta de polimento melhora o brilho clinicamente e, microscopicamente, deixando a superfície do esmalte mais lisa.

A remoção de resina ou adesivo ortodôntico com broca Carbide Multilaminada Lisa ou Zircônia em baixa rotação, polimento com pontas de borracha e polimento final com pasta de polimento é o procedimento saudável para manter o esmalte dental.

O momento que se dá a completa remoção da resina/adesivo da superfície dentária é notado desde que se trabalhe em um campo seco, a saber que o aspecto fosco da resina se contrasta com o brilho do esmalte.

É necessário o ortodontista possuir conhecimento técnico e obter os materiais que proporcionem melhor segurança e efetividade na remoção do adesivo ortodôntico.

Referências:

Macieski Karine, Rocha Roberto, Locks Arno, Ribeiro Gerson. Dental Press J Orthod 147 2011 Sept-Oct;16(5):146-54 Avaliação dos efeitos de três métodos de remoção da resina remanescente do braquete na superfície do esmalte.
Brown CRL, David CW. Enamel loss during orthodontic bonding and subsequent loss during removal of filled and unfilled adhesives. Am J Orthod. 1978;74(6):663-71.
Eliades T, Gioka C, Eliades G, Makou M. Enamel surface roughness following debonding using two resin grinding methods. Eur J Orthod. 2004;26(3):333-8.
Hosein I, Sherriff M, Ireland AJ. Enamel loss during bonding, debonding, and cleanup with use of a self-etching primer. Am J Orthod Dentofacial Orthop. 2004;126(6):717-24.
Ireland AJ, Hosein I, Sherriff M. Enamel loss at bond-up, debond and clean-up following the use of a conventional light-cured composite and a resin-modified glass polyalkenoate cement. Eur J Orthod. 2005;27(4):413-9

Autor: Dr. Basílio José Bernal Júnior – Ortodontia e Ortopedia Facial.

Gostou do artigo e quer receber mais conteúdo como esse na sua caixa de entrada? Coloque seu email aqui embaixo que do resto a gente cuida.