Dicas

Dentistas recém-formados: cursar ou não pós-graduação?

Dentistas recém-formados: cursar ou não pós-graduação?
Compartilhar | Comentar

Uma das maiores dúvidas que nos assola, como dentistas recém-formados, é se devemos ou não já iniciar uma pós-graduação quando acabamos de colar grau. Hoje, vim aqui para te ajudar nessa difícil decisão.

Sabemos que os cursos são sempre bem-vindos e, que além de nos proporcionar conhecimentos específicos de determinada área, enriquecem o nosso currículo e atualizam para o mercado odontológico. Porém, o investimento financeiro – e de tempo – em uma especialização costuma ser elevado. A minha sugestão, caso você ainda tiver alguma dúvida é: PONDERE.

Antes de iniciar o curso responda essas questões pra você mesmo(a):

– Eu realmente gosto dessa área?

– Quero passar cerca de dois anos estudando sobre esse assunto?

– Terei condições financeiras de arcar com os custos das mensalidades e materiais?

Se as respostas para essas perguntas forem positivas, vá fundo!

Agora, se ainda ficar na dúvida, tenho uma dica que vai te ajudar muito: inscreva-se em cursos de curta duração na área que você tem mais interesse. Esses cursos têm por objetivo a atualização e a imersão no campo escolhido, oferecem uma boa base para saber se é esse o caminho que você deve seguir.

Vou contar a minha experiência pessoal e espero que te ajude

Ao concluir a graduação, eu gostava de tantas áreas que fiquei perdida. Fiz um curso de atualização em prótese e prótese sobre implante, no qual enriqueceu muito os meus conhecimentos. Aprendi diversos procedimentos que eu não havia visto na faculdade, mas serviu também para eu saber que não queria me tornar especialista naquela área.

Pois bem. Após algum tempo, iniciei uma nova atualização em cirurgia periodontal, e ali eu me descobri! Busquei uma especialização em periodontia certa da minha escolha. E isso foi somente três anos depois de formada. Eu não me arrependo de ter aguardado, pois absorvi muito mais do curso, levando dúvidas e experiências que eu adquiri no consultório nesse período em que trabalhei.

Por isso eu digo e repito: não tenha pressa para definir o caminho a seguir. Quando você se formar da faculdade, querendo saber mais sobre determinada disciplina, não hesite em seguir na pós-graduação. Com certeza, um título a mais te abrirá novas portas, principalmente se você ama aquilo que está fazendo.

Mas, se ainda resta dúvida, não tenha medo de esperar, você irá naturalmente sentir qual é a SUA HORA e absorverá muito mais a matéria quando estiver certo(a) de que é aquilo que você gosta.

Outra dica: participe de congressos e leia mais sobre cada disciplina antes de iniciar a pós. Muitas palestras são gratuitas, e nelas podemos ter uma boa ideia do conteúdo que será abordado, ajuda muito a decidir.

Quanto mais você buscar conhecimento, em cursos de curta ou longa duração, mais experiente e mais capacitado(a) você se tornará. Conhecimento nunca é demais, e o importante é não parar no tempo. Nossa área está em constante transformação, e nós devemos acompanhar essa evolução!

Boa sorte na sua escolha!

Para saber mais sobre esse assunto, confira este vídeo que gravei sobre o assunto:

Autora: Dra. Renata Caruso – Graduada pela UNESP (2007); Especialista em Periodontia pela Abeno (2012); Mestranda em Dentística pela São Leopoldo Mandic. Siga no Instagram @docedentista.

Gostou do artigo e quer receber mais conteúdo como esse na sua caixa de entrada? Coloque seu email aqui embaixo que do resto a gente cuida.