Ortodontia

Recompondo esmalte dentário perdido por iatrogenia na remoção de bráquetes ortodônticos

Recompondo esmalte dentário perdido por iatrogenia na remoção de bráquetes ortodônticos
Compartilhar | Comentar

Introdução do caso apresentado

A remoção das resinas utilizadas para colagem de bráquetes ortodônticos é uma etapa de rotina do ortodontista e clínico geral, pois a prioridade é manter toda a integridade do esmalte dental. Indispensável ressaltar a necessidade de um protocolo correto para que a iatrogenia não aconteça.

É preciso seguir uma estratégia. Eu utilizo brocas multilaminadas e sequência de borrachas e feltro que preservam o esmalte e garantem um excelente polimento e brilho final. Entretanto, em alguns casos, a intervenção com resinas compostas que mimetizam o esmalte dentário é feita para reconstrução e reparação da iatrogenia.

A queixa da paciente

Paciente, 23 anos, sexo feminino, estudante. Veio ao consultório para realizar o clareamento dental após o tratamento ortodôntico. Verificou-se a presença de ranhuras no esmalte realizadas com brocas diamantadas para remoção da resina remanescente da colagem dos bráquetes ortodônticos.

Passo a passo

Situação inicial

Mock Up

Uma criteriosa análise oclusal foi realizada, além de um planejamento estético funcional em conjunto com um ensaio restaurador (mock up) nos movimentos dinâmicos, protrusão e lateralidade, onde os caninos já não faziam a proteção necessária.

Processo restaurador

Resina Enamel Plus HRi Micerium: primeiro e único compósito com o mesmo índice de refração do esmalte natural; restaurações com margens invisíveis que reproduz o esmalte e a dentina natural.

Construção da conha palatina

Caso finalizado

Resina Enamel Plus HRi Micerium

Enamel Plus HRi UE2 – Esmalte para dentes naturais;
Enamel Plus HRi UE3 – Esmalte para dentes Clareados;
Enamel Plus HRi UD1 – Dentina para dentes Naturais;
Enamel Plus HRi UD2 – Dentina para dentes Clareados.

Autor: Dr. Leonardo Ubaldo – Formado pela Universidade Itaúna/MG; Professor e Coordenador da Especialização e Aperfeiçoamento em Dentística Estética em BH/MG; Coautor do livro Reabilitação Oral de Alta Performance (com Gustavo Greco), 2018; Clínica privada em Belo Horizonte.

Gostou do artigo e quer receber mais conteúdo como esse na sua caixa de entrada? Coloque seu email aqui embaixo que do resto a gente cuida.