Gestão e Marketing

Qual o papel das redes sociais para a Odontologia?

Qual o papel das redes sociais para a Odontologia?
Compartilhar | Comentar

A internet trouxe o que chamamos de “era da informação”, pois facilitou, e muito, o acesso das pessoas a todo o tipo de informação, desde obter conhecimento sobre um assunto até pesquisar sobre um produto ou serviço antes de adquiri-lo.

Junto com a internet, vieram as redes sociais que, basicamente, tem a função de relacionamento entre pessoas e também entre empresas e pessoas na internet.

Neste sentido, é fácil percebermos que podemos usar o poder das redes sociais para informar e educar os nossos pacientes, oferecendo conteúdos interessantes sobre saúde bucal, além de informações úteis sobre os tratamentos odontológicos, tirando suas dúvidas de forma informativa, sem dar consultas ou diagnósticos online, o que seria antiético.

Inclusive, esta maneira de informar o consumidor e se relacionar com ele através da internet e das redes sociais, gerou o chamado “novo marketing”, também conhecido como “marketing de conteúdo” ou “marketing de relacionamento”. Este novo marketing é o conceito principal do marketing digital, e tem se mostrado muito mais eficaz do que o marketing tradicional, que era baseado em ofertas, vendas e autopromoção.

O grande erro que as empresas – e os consultórios se incluem aí – cometem é justamente fazer o marketing tradicional nas redes sociais, e achar que isso é marketing digital. Isso não traz resultados, porque as pessoas não estão nas redes sociais para comprar, elas estão lá para se relacionar e se informar. Por isso, mesmo que a sua intenção final seja “vender” ou “promover” um tratamento ou o seu consultório, primeiro ofereça uma informação relevante, tire dúvidas, poste conteúdo realmente interessante para quem está lendo, e não tente apenas se autopromover. Com certeza seus resultados serão muito melhores!

Falo mais sobre este assunto num e-Book que escrevi para orientar melhor os colegas quanto ao que postar ou não nas redes sociais. Ele está disponível gratuitamente para baixar no meu site.

Gostou do artigo e quer receber mais conteúdo como esse na sua caixa de entrada? Coloque seu email aqui embaixo que do resto a gente cuida.