Saiba mais sobre as especialidades que englobam o tratamento ortodôntico

Neste artigo tenho a proposta de trazer algumas possibilidades que a Odontologia, e mesmo a própria Ortodontia, proporciona ao paciente após o tratamento ortodôntico.

O tempo total de um tratamento ortodôntico é muito variável e depende, entre outras coisas, dos problemas dos pacientes. Casos mais simples costumam durar menos tempo e casos mais complexos duram um tempo maior. Para ambos os casos, os objetivos definidos no início do tratamento devem envolver o quanto as outras especialidades odontológicas participarão. E aí está o segredo de qualquer planejamento: definir exatamente o papel de cada especialidade durante esse caminho.

Abaixo apresento a você algumas necessidades e possibilidades ortodônticas e odontológicas que podem ser realizadas após o tratamento ortodôntico.

A contenção

Quando o tratamento ortodôntico termina, inicia-se a importante fase da contenção. Nessa fase, o paciente deve colaborar, no caso dos aparelhos removíveis, para que o sucesso conseguido durante o tratamento possa ser mantido. Para saber mais sobre este tópico específico eu sugiro a leitura do meu artigo sobre a contenção no tratamento ortodôntico.

O papel da fonoaudiologia no tratamento ortodôntico

Pode ser antes, durante ou após o tratamento ortodôntico. A literatura trás divergências, mas entende-se que a Fonoaudiologia tem muita importância para a estabilidade da maloclusão (quando pré-existente) e também para a estabilidade da oclusão conseguida durante o tratamento ortodôntico.

Procedimentos comumente efetuados como, por exemplo, o fechamento de mordidas abertas, contração de arcos, entre outros, podem ter maior estabilidade de seus resultados com a correta função de lábios e língua no sistema estomatognático.

Dentes com alterações de forma

É provável que todos os cirurgiões-dentistas tenham a experiência de ter um paciente que possua dentes com alterações de forma, como os incisivos conóides.

Figura 1. Incisivos laterais conóides.

Neste caso, algumas das possibilidades estéticas podem ser avaliadas. Essas podem passar pelas especialidades da Dentística ou Prótese: restaurações em resina composta, facetas de porcelana ou mesmo coroas protéticas fazem parte do arsenal que o profissional possui.

Gengivoplastia: alteração na forma da gengiva

Durante o tratamento ortodôntico, alterações gengivais podem ocorrer por dois motivos principais: por estarem dentro dos objetivos do tratamento ou por dificuldades de higienização do paciente. Pode acontecer também situações em que o paciente possui um dente com coroa clínica reduzida.

Em todos esses casos a especialidade da Periodontia será requisitada para auxiliar o Ortodontista para que a excelência do tratamento seja conseguida.

Figura 2. Margens gengivais simétricas. Medições em imagens como esta ajudam o profissional a alcançar melhores resultados.

Implantes dentários

Perdas ou ausências dentárias podem ser causadas por cáries, traumas, causas genéticas, etc. Os implantes dentários são essenciais para que a estética e a função sejam restabelecidas para esses pacientes.

O papel do Ortodontista é importantíssimo para que o espaço do sítio de instalação do implante seja adequadamente preparado. Bem como existir proximidade com o cirurgião que prosseguirá ao tratamento reabilitador, para o bem estar do paciente.

“Na Ortodontia, não é suficiente apenas perceber o que interfere no sorriso, é necessário diagnosticar o que se encontra fora da normalidade, para que se possa estabelecer um plano de tratamento. Assim como nos problemas funcionais seguimos condutas que nos levam ao diagnóstico das anomalias, os problemas estéticos também necessitam de parâmetros para que encontremos os defeitos.”
(Normando D., 2012)

Espero que tenham gostado e até o próximo texto!
.:.
Referências:

Clique para acessar o pt_01.pdf

.:.

Sobre o autor

Dr. George Bueno | @dr.georgebueno

Especialista em Ortodontia – UERJ;
Mestre em Odontologia (Ortodontia) – UERJ;
Doutor em Saúde Coletiva (Epidemiologia) – UFES.

✍️ Deixe seu comentário

📢 Compartilhe com os amigos

🕵 Siga nossas redes:

 Facebook

 Instagram

 Twitter

 Pinterest

 TikTok

Youtube

Ouça nosso Podcast

Acesse nossa Loja Virtual e encontre a solução completa para você na Odontologia!

Comentários

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *