Dicas

3 dicas para manter a saúde bucal nas férias

3 dicas para manter a saúde bucal nas férias
Compartilhar | Comentar

Ah, chegou o mês mais esperado por todos, enfim dezembro! O fim de ano deixa todo mundo mais feliz, não é mesmo? É hora de descansar, arrumar as malas, reunir a família e saborear uma fartura de comidas deliciosas. Mas, nem tudo é tão bom assim, nesse período nossa saúde bucal tende a ser prejudicada devido a diversas atividades que possam interferir neste cuidado. As crianças devem ter uma atenção especial, pois nesse período o consumo de guloseimas é alto.

É importante manter os cuidados bucais durante as férias, pois nem sempre temos o cuidado correto com nossa boca devido a correria e até mesmo por desinformação. Mantendo uma postura correta na hora de cuidar da saúde bucal você evitará que suas férias sejam frustradas devido a uma dor de dente.

Mas não se preocupe, separamos três dicas para manter uma boa higiene bucal e você poderá curtir suas férias com tranquilidade.

1) Cuidados Diários

Escove os dentes no mínimo três vezes ao dia (após as refeições) e não esqueça do fio dental. A maior parte das bactérias ficam na parte de cima da língua. Por isso, sempre que escovar os dentes, lembre-se de escovar também a língua. Use enxaguante bucal uma vez ao dia e redobre os cuidados na higienização noturna.

2) Alimentação

Evite comer alimentos açucarados 3 horas antes de dormir. Prefira consumir balas, chocolates, mel ou café junto com as principais refeições, para evitar uma exposição frequente ao açúcar. Evite alimentos gordurosos e não abuse de doces e refrigerantes eles podem provocar cáries e prejudicar o esmalte dos dentes. Inclua em sua alimentação frutas e verduras; maçã, gengibre, abacaxi e limão são alimentos ajudam a limpar os dentes. Alimentos com vitamina C são importantes, pois evitam doenças da gengiva.

3) Dor de Dente

Para aliviar a dor de dente basta seguir alguns passos:

  • Faça bochechos vigorosos com água morna
  • Passe fio dental entre os dentes no local da dor, para remover  resíduos de alimentos que possam estar causando inflamação.
  • Se houver inchaço, coloque uma compressa fria no lado de fora da bochecha.
  • Não coloque medicamentos no local.
  • Procure um profissional o mais rápido possível.

Agora que você já conheceu algumas dicas de como cuidar da sua saúde bucal, é hora de arrumar as malas e aproveitar as férias! E não esqueça de levar seu kit de higiene bucal, ele vale ouro.

Fontes: Maxpress, FGM, Invisalign

 

Gostou do artigo e quer receber mais conteúdo como esse na sua caixa de entrada? Coloque seu email aqui embaixo que do resto a gente cuida.