Dicas

Ser professor: missão impossível?

Ser professor: missão impossível?
Compartilhar | Comentar

Ser professor não é uma missão impossível! Sobre o restante do texto? Ele traz mais reflexões e opiniões sobre o desafio de ser professor no Brasil, a leitura tem o objetivo de ser agradável e informativa ao mesmo tempo. Espero que eu tenha conseguido alcançar este objetivo.

Talvez, durante minha jornada rumo à docência, a primeira pergunta que me fiz foi: Será que eu quero ser professor? Será que eu quero estar à frente de pessoas que confiam em mim para transmitir meu conhecimento sobre algo e incentivá-las a também buscar o aprimoramento rumo a um objetivo pessoal ou mesmo coletivo?

A verdade é que eu talvez nunca tenha tido realmente tempo de pensar a fundo nestas perguntas. Pois, antes de saber a verdadeira resposta elas, eu já estava dando aulas em cursos de pós-graduação e acompanhando os alunos da graduação na Universidade de meu Estado.

Vamos à uma dica bem difícil de ser seguida, principalmente se você é ansioso como eu: um de meus princípios é o seguinte: pense no problema ou tenha dúvidas sobre ele apenas quando ele realmente existir.

Como assim? É simples. Para mim, só faz sentido ter dúvidas sobre ser ou não um professor quando a possibilidade de ser professor existir. Perceba que este pensamento serve para vários outros pontos da vida…

Um exemplo simples para entendermos melhor a explicação anterior: para mim, não fazia sentido algum pensar se eu queria ou não estar num programa de Mestrado antes de passar na prova de seleção. Resumindo, eu primeiro crio as oportunidades (muitas vezes elas costumam aparecer sozinhas em nossas vidas e não percebemos) e, assim, após a escolha ser realmente uma possibilidade concreta, eu me dou o trabalho de pensar se aceito ou não o desafio.

Funciona sempre assim? Não. A verdade é diferente para todo mundo! O que acontece comigo e significa para mim por ter significados totalmente diferentes caso aconteça com você. A mágica está nestas diferenças, nas nuances, nas individualidades. Conheça o seu mundo…!

Como dizia um amigo meu… você tem os seus planos e a vida tem os planos dela para você! Um dos dois costuma sempre estar certo!

Gostou do artigo e quer receber mais conteúdo como esse na sua caixa de entrada? Coloque seu email aqui embaixo que do resto a gente cuida.