Especialidades

Tornando a primeira consulta odontológica mais lúdica

Tornando a primeira consulta odontológica mais lúdica
Compartilhar | Comentar

A primeira visita ao consultório odontológico traz muita insegurança dos pequenos e até de seus pais devido ao local e pessoas desconhecidas. Com algumas condutas podemos deixar o paciente odontopediátrico mais à vontade.

Devemos nos ater ao comportamento da criança e de seus responsáveis já na sala de espera, observando como a criança se relaciona com as pessoas ao seu redor, como trata seus pais, se respeita os mesmos, se é uma criança agitada ou uma criança contida, por exemplo. São informações valiosas que podemos colher, e assim traçar uma estratégia de como abordar o pequeno.

Uma parte importante para tornar a consulta odontológica mais lúdica é a questão da mudança da roupa branca, tão tradicional na odontologia. Caso seja possível, prefira jalecos coloridos ou de personagens de desenhos animados, desta forma a criança não irá associar a cor do jaleco com alguma possível experiência ruim anterior. Hoje em dia já encontramos facilmente luvas coloridas, máscaras e toucas divertidas no mercado.

No primeiro contato com a criança, o dentista deve procurar brincar e iniciar assuntos que o paciente possivelmente goste, como desenhos animados, filmes, times de futebol para os meninos e princesas para as meninas, por exemplo. Convidá-lo a conhecer a sala clínica juntamente com a mãe, para que ela também se sinta segura. Porém, limite o número de acompanhantes na sala, muitas pessoas podem atrapalhar a consulta tirando o foco do pequeno.

Mostre todo o local de uma forma lúdica para a criança, explico:

Ao invés de mostrar a seringa tríplice fale que ela é o “secador ou chuveirão” de dente, a caneta de alta rotação chame de “aviãozinho”, devido ao barulho, o refletor chame de “sol”, o fotopolimerizador chame de “luz da fada”, e assim por diante, deixando a imaginação correr solta. Fazendo daquele mundo tão diferente do dentista, um pouco mais divertido para o pequeno, deixando-o mais atrativo e convidativo.

Enfeite a sala com bexigas coloridas, cole adesivos nas paredes e coloque bichinhos de pelúcia na cadeira odontológica, para que a criança se sinta à vontade, como se fosse o mundo dela.

Reserve um lugar para fazer a “gaveta de surpresas”, coloque brinquedos simples dentro, como por exemplo carrinhos de plástico, bolhas de sabão, bexigas e chaveiros, para que a criança escolha no fim da consulta, caso ela se comporte. Não há criança que resista, elas adoram!

Todas essas condutas somadas com muito amor, carinho e profissionalismo no atendimento, são a garantia de uma primeira consulta de muito sucesso e diversão, tanto para as crianças quanto para os pais.

Gostou do artigo e quer receber mais conteúdo como esse na sua caixa de entrada? Coloque seu email aqui embaixo que do resto a gente cuida.