Dicas

Trabalho voluntário: fazendo acontecer

Trabalho voluntário: fazendo acontecer
Compartilhar | Comentar

Oi gente!

Dando continuidade à série sobre trabalho voluntário, nesse artigo vou contar um pouco de como é o Super Voluntários e dar algumas dicas de como desenvolver um projeto.

Desde o início não pensamos em ter uma ação apenas com saúde bucal e sim envolver outras áreas profissionais, pois as áreas de risco social além de carentes têm pouca informação.

Nossa ação acontece nas comunidades menos assistidas da Grande Vitória uma vez por mês. Atua hoje em diversas áreas desde a saúde a cultura para as crianças, até assistência jurídica e oficina de feltro para pais e acompanhantes. Hoje em dia temos mais de 12 oficinas no nosso projeto, todas com foco do em crianças de 01 a 15 anos em estado de vulnerabilidade.

Temos uma linha de comunicação (e-mail e Instagram) e uma base de dados on-line estruturada para garantir eficiência e praticidade para trabalhar, receber novos projetos, voluntários, parcerias e dúvidas.

Para você que deseja começar um projeto voluntário é preciso que ele seja pontuado nas seguintes questões:

Quem

Quem está por trás da proposta que está sendo apresentada? Em geral, este é o primeiro campo a ser preenchido nos formulários de projeto e também um dos elementos fundamentais para a aprovação do projeto. O histórico da entidade ou do artista pesa muito na maioria dos editais.

O que é

O que é pode aparecer de diversas formas dentro do projeto.

– Título do projeto: um bom título de projeto é aquele que desperta a curiosidade, é criativo – Resumo

– A apresentação

Por que

A justificativa deve explicar os porquês do projeto. Uma boa justificativa tem sempre duas dimensões: a primeira se refere à urgência e importância de se executar um determinado projeto em um determinado contexto para um determinado público; a segunda dimensão diz respeito à solução proposta pelo projeto e por que ela é a melhor solução para o problema em questão.

Para isso, você deve responder algumas perguntas, como:

– Porque o projeto é importante para enfrentar aquela situação?

– Quais benefícios e transformações ele trará?

– Porque a metodologia escolhida é a melhor frente ao problema?

– Quais aspectos favorecem sua implementação?

– O que ele traz de inovação na forma de solucionar a questão?

Objetivos e público-alvo

Aqui você deverá expressar os resultados e produtos finais que pretende atingir, o período, o público-alvo e o local de realização do projeto.

Pilares

Feito isso, é hora de pensar na missão, visão e valores para que você possa acreditar e seguir em frente com seus parceiros no futuro.

Se quiser conhecer mais sobre este passo a passo, no Roda de Projetos você poderá fazer o download de um guia para estruturar melhor as suas ideias.

É isso gente, espero que tenham gostado desse artigo e acompanhe os próximos. Vou dar algumas dicas de como atuamos na odontologia.

Gostou do artigo e quer receber mais conteúdo como esse na sua caixa de entrada? Coloque seu email aqui embaixo que do resto a gente cuida.