Casos Clínicos

Tratamento conservador por meio de clareamento dental e restaurações adesivas

Tratamento conservador por meio de clareamento dental e restaurações adesivas
Compartilhar | Comentar

O sorriso é a maior e melhor forma de manifestação de felicidade. A harmonia entre lábios, dentes e gengiva é o que o torna belo, além da presença de proporções adequadas.

Diastemas nos dentes anteriores, dentes conóides e agenesias quebram essa harmonia e de forma geral incomodam muito o paciente que busca estética. As resinas compostas apresentam limitação de longevidade em muitos casos. Recobrir os dentes anteriores com laminados cerâmicos de diferentes espessuras surge como uma alternativa para suprimir essas condições adversas. O tratamento odontológico através de laminados cerâmicos busca o preenchimento desses espaços de forma proporcional, muitas vezes podendo até realizar pequenas correções de alinhamento.

Assim, esse trabalho demonstra a substituição de resina composta por laminados cerâmicos para fechamento de diastemas.

Casos clínico:

Paciente de 34 anos, gênero feminino, procurou atendimento descrevendo descontentamento com o aspecto dos seus dentes anteriores superiores. Observou-se, clinicamente, presença de diastemas e resinas compostas com alteração de cor e fraturas. Inicialmente, foi feito profilaxia e clareamento caseiro.

Foi feito o mock-up com resina bisacrílica. A moldagem foi realizada com silicone de adição (Variotime – Heraeus-Kulzer) em duas etapas, primeiramente, o pesado e, posteriormente, o leve. A moldagem com material pesado foi feita sobre o mock-up em posição. As resinas foram removidas com discos de lixa. Após finalização dos preparos, foi inserido o fio retractor, e o material leve foi inserido dentro do sulco gengival e no interior do material pesado, dessa forma, o espaço do moc-up funcionou como alívio.

Os laminados foram feitos com cerâmica injetada e, em seguida, aplicada. A cimentação foi feita com cimento exclusivamente foto ativado.

Conclusão:

A técnica de moldagem em dois passos com silicone de adição pesado sobre o mock-up é fácil e permite a economia de tempo e erros na hora do alívio. Além de proporcionar excelente adaptação marginal.

Referências Bibliográficas:

[1]       Rehabilitation beauty and functional smile: literature review. Alves N. V.; Santana T. A. T.; Landim E. V. F.; Tavares G. R.. Vol. 3(9), pp. 25-30, Abril, 2016.

[2]   da Cunha LF, Herrera FS, Benetti AR. Accuracy of Single-Step versus 2-Step Double-Mix Impression Technique. ISRN Dent. 2011;2011:341546.

[3]       da Cunha LF, Mukai E, Hamerschmitt RM, Correr GM. Fabrication of lithium silicate ceramic veneers with a CAD/CAM approach: a clinical report of cleidocranial dysplasia. J Prosthet Dent. 2015 May;113(5):355-9.

 Legendas:

Fig.1: Sorriso inicial.

Fig.2: Aspecto clínico inicial apresentando resina composta com desgaste e alteração de cor.

Fig.3: Dentes após a remoção da resina com discos de lixa.

Fig.4: Moldagem com silicona de adição Variotime – Heraeus Kulzer.

Fig.5: Aspecto imediatamente após a cimentação.

Fig. 6: Sorriso final.

Fig. 7: Aspecto clínico final, estética restabelecida.

Gostou do artigo e quer receber mais conteúdo como esse na sua caixa de entrada? Coloque seu email aqui embaixo que do resto a gente cuida.