Ortodontia

Uma reflexão sobre a Ortodontia e o seu futuro

Uma reflexão sobre a Ortodontia e o seu futuro
Compartilhar | Comentar

O artigo deste mês é uma grande reflexão sobre a Ortodontia e também sobre a graduação em Odontologia. Você vai entender um pouco melhor a minha visão sobre a escolha que fiz em seguir esta profissão e também esta especialidade.

Cada especialidade – uma escolha

Na faculdade, eu ficava indeciso quando percebia que chegava o dia de escolher uma especialidade. Alguns pontos foram importantes para que eu escolhesse a primeira especialização que eu faria na Odontologia.

No começo eu tinha uma dúvida muito simples: trabalhar como clínico geral meio período ou me formar e entrar logo em um curso de especialização? Hoje eu vejo que ainda é frequente este tipo de dúvida e não enxergo mais apenas esses dois caminhos. Há outras possibilidades de pós-graduação e mesmo de carreiras odontológicas, mas essas foram as minhas duas dúvidas principais.

Eu gostava muito de várias especialidades; me via como um grande Protesista, era muito bom em Endodontia, gostava muito de Cirurgia (apesar de não ser tão eficiente na prática) e foi aí que eu conheci a Ortodontia.

A escolha pela Ortodontia

Não sei bem se fui eu que escolhi a Ortodontia ou se foi a Ortodontia que me escolheu. O primeiro contato com a primeira especialidade odontológica foi incrível. Conhecer o quanto os primeiros ortodontistas se esforçaram pelo crescimento e progresso desta especialidade me fascinou.

O laboratório de Ortodontia me mostrou que com um pouco de treino eu conseguiria adquirir uma habilidade muito grande, acima da média de meus colegas de turma. E essa percepção de nossos potenciais é fundamental em todas as escolhas da vida!

Mas foi a teoria ortodôntica que me mostrou tudo o que a Ortodontia poderia significar. Importantes modificações funcionais e estéticas para os meus pacientes, possibilidade de proporcionar melhor qualidade de vida a eles, a chance de trabalhar junto de outras especialidades na área da saúde neste percurso. Poder cuidar de crianças, adolescentes, adultos, idosos e mais!

Depois de escolhida a especialidade, o segredo foi procurar pelos melhores cursos de Ortodontia do Brasil para me especializar, estudei muito e passei na seleção da Especialização em Ortodontia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Essa última escolha foi a responsável pela minha sólida formação em técnicas ortodônticas consagradas, bem como pelo meu treinamento de excelência nesta especialidade. Sou muito grato por ter tido esta oportunidade.

O futuro da Ortodontia

O futuro da Ortodontia tem um grande apreço pelos processos cada vez mais digitais. Desde o escaneamento digital, até a eliminação de algumas etapas ou mesmo de acessórios ou materiais odontológicos utilizados há muito tempo.

Mas, será que todo ortodontista deve se preocupar com essa mudança? Creio que será necessário adaptar-se, como em toda profissão que também foi ou será afetada pelo avanço tecnológico. A adaptação às mudanças necessárias, na minha opinião, definirá o futuro dos profissionais que escolheram seguir na Ortodontia.

Até o próximo texto!
.:.
Referências:
http://www.scielo.br/pdf/dpjo/v17n5/pt_01.pdf

Preciso usar contenção depois do tratamento ortodôntico?


.:.
Caso você queira conversar comigo sobre este ou outros assuntos, mande um e-mail para george@buenoodontologia.com.br ou me adicione no WhatsApp 27. 99970-8990 que eu o(a) responderei com todo o prazer!
Site: www.buenoodontologia.com.br
E-mail: george@buenoodontologia.com.br

Gostou do artigo e quer receber mais conteúdo como esse na sua caixa de entrada? Coloque seu email aqui embaixo que do resto a gente cuida.