Dicas

Dentista, qual a importância de gerar valor para o paciente?

Dentista, qual a importância de gerar valor para o paciente?
Compartilhar | Comentar

O sonho de todo dentista que busca o sucesso profissional é ser mais valorizado, não é mesmo? Isso quer dizer que a odontologia é uma profissão desvalorizada? Não acredito nisso. Acredito que o profissional que é capaz de gerar valor sempre será valorizado.

Mas afinal, o que é gerar valor na odontologia?

Gerar valor significa fazer o paciente perceber os benefícios que ele terá ao realizar determinado tratamento. E esses benefícios são tão importantes para ele, que o preço se torna um fator secundário na hora da decisão. Para isso, você tem que conhecer seu paciente, saber quais são seus desejos e suas necessidades. E como você descobre isso? Escutando-o durante a consulta inicial.

Nós dentistas, geralmente falamos mais do que ouvimos. Estamos tão preocupados em oferecer os tratamentos, que acabamos nos esquecendo de ouvir o paciente. Ele tem informações valiosas que podem nos ajudar a ajudá-los.

Você sabia que as pessoas compram pela emoção e não pela razão? Se você entende o que o paciente realmente quer por trás do tratamento e mostra isso para ele, ele vai te escolher não porque você é o mais barato, mas porque você entendeu o que ele quer, e isso transmite segurança ao paciente.

Comece a entender o que está por trás do tratamento que seu paciente busca, e mostre isso a ele, em vez das características do tratamento. Vou te dar um exemplo: As pessoas pagam 3 mil reais num iPhone ou 8 mil reais em um Macbook porque elas querem status, design e inovação. Elas não compram pelo número de megapixels da câmera ou pelo material que é feito. Concorda?

Agora, por que seu paciente quer fazer um implante? Por que é de titânio e biocompatível? Não, mas é exatamente isso que os dentistas vendem ao paciente. É exatamente isso que eles divulgam nas redes sociais. Mas o paciente não quer isso. Ele quer voltar a mastigar como quando ele tinha todos os dentes na boca, ele quer sorrir com segurança, ele quer qualidade de vida. E se você mostra todos esses benefícios ao paciente, enquanto a maioria dos dentistas mostra características técnicas, o paciente te escolhe. Porque você está gerando valor, ou seja, está mostrando a ele que entende o que ele quer e que pode entregar isto a ele.

Lembre-se:

Quando você gera valor (mostra os benefícios), o paciente te devolve valor, ou seja, paga o valor que você merece. Portanto, mostre o valor para o paciente antes de mostrar o preço, isso é encantar o paciente.

Gostou do artigo e quer receber mais conteúdo como esse na sua caixa de entrada? Coloque seu email aqui embaixo que do resto a gente cuida.